Nova Nikon D600

Discussões e dúvidas sobre câmeras fotográficas utilizadas para vídeo.

Re: Nova Nikon D600

Mensagempor FFARIA em 27 Dez 2012, 01:18

acho D600 similar a Nikon D3200 e D5200 podendo alterar iso,obturador e alterar abertura somente para foto e no caso D800 pode gravar totalmente manual,tem uma funçao na d800 acho muito legal que e abertura mototrizada vc seta para usar botao FC e botao PC(frente da can) para abrir o diafragma com mao segura cam(dedo indicador) e mais pratico do que tradicional seletor segundario,e outra coisa interessante D600 acho tem e sistema crop d800 tem 4 tipos de crop 1.2,3.2,5.4,1.5 e seta ela para usar,tipo estou gravando FX(full frame)e atravez botao FC vc vai ter tipo numa lente 80-400 vc vai ter super tele 600mm
FFARIA
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 21 Jul 2008, 17:48
Software: Premier CS3 Encore Affter

Mensagempor rafaelniess em 27 Dez 2012, 14:47

Opa, essa de várias configs de crop eu não sabia não... muito útil para não precisar trocar de lente, mas só se o resultado for bom... Como fica a qualidade disso, perde muito em relação à sem crop?
"Cada um sabe o que é melhor para si."
rafaelniess
Avançado
Avançado

Data de registro: 17 Mar 2009, 16:24
Software: FCPX - After Effects - Encore

Mensagempor FFARIA em 28 Dez 2012, 00:25

tbem fiquei atento sobre isto,vou dar um ex:sabado retrazado em um show tinha posicionar uma cam fechada no vocalista da banda,como a nikon 70-200 vrII nao estava plano fechado legal,ai pensei poderia usar 70-300vrII e como esta lente e f3.5 entao usei 70-200 com crop 1.5 e a otica e os elementos desta lente e muito melhor entao uma tele 400 e o resultado foi espetacular.
FFARIA
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Paulo C Fernandes em 28 Dez 2012, 10:25

Estou quase decidido a comprar a Nikon D600. Muito bom ler estes relatos de quem efetivamente manipulou o equipamento.
Paulo C Fernandes
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 05 Mar 2011, 12:16
Software: Avid Studio

Mensagempor rafaelniess em 28 Dez 2012, 16:17

FFARIA escreveu:entao usei 70-200 com crop 1.5

É fácil de fazer isso? Você falou em usar um botão de função para isso, mas é simples assim, aperta e vai? Se for é maravilha hein!!

FFARIA, você tem equipos diferentes, como diria que é a D600 em relação aos outros em qualidade do vídeo e uso de ISO? Tens como fazer uma comparação dela com a D3200 e com a FS100 por exemplo?
rafaelniess
Avançado
Avançado

Mensagempor igabas em 30 Dez 2012, 10:41

rafaelniess escreveu:
Paulo C Fernandes escreveu:-
Ainda não me conformo que a D600 não altera abertura de lente, tcs tcs Nikon...

Amigo, a abertura de lente é alterável sim na D600.
O único inconveniente, assim como na D3200, a nova DSLR APS-C da Nikon que é concorrente direta da T4i e 60D,
é que vc quando está em LIVE VIEW, vc não pode fechar ou abrir a abertura de lente. É necessário, desligar o LIVE VIEW,
ou seja, não ver pelo LCD a imagem, rodar o botão que controla a abertura da lente, e voltar a ligar o LIVE VIEW.

Usei uma D3200 recentemente, e apesar de tanto ela quanto a D600 terem este inconveniente,
não me atrapalhou assim tanto... é claro que em um ambiente mais hostil como uma filmagem rápida,
tipo um casamento ou algo mais jornalístico, a dificuldade de acesso rápido para abrir e fechar a íris da lente
pode ser problemático.

Quanto à 5D Mark II, só estava comunicando que ela saiu de linha. E quem a tem, parabéns, guarde porque não irá se fabricar mais.

Um forte abraço :)
igabas
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 26 Abr 2011, 13:20
Software: Final Cut Studio

Mensagempor rafaelniess em 30 Dez 2012, 13:21

igabas escreveu:quando está em LIVE VIEW, vc não pode fechar ou abrir a abertura de lente

Mas foi exatamente isso que eu quis dizer. Se estou gravando um casamento e preciso alterar durante a valsa por exemplo a abertura eu não tenho como desligar e ligar novamente.... Não que não seja possível, mas é mais complicado... Eu tenho uma lente manual para usar quando quero isso...
rafaelniess
Avançado
Avançado

Mensagempor FFARIA em 30 Dez 2012, 13:42

na 3200 e 5200 vc pode gravando(rec)alterar iso e obturador,mas abertura e so para foto e nao adianta parar gravaçao e ajustar abertura pq volta alto novamente, pode colocar a abertura e apertar botao AL,mas ai nao adianta pq fica travado os trez ajustes,mas D600 acho(falei acho pq nao tenho d600) ser igual pq se colocar todos ajuste manual creio perde vendas da d800.
FFARIA
Assíduo
Assíduo

Mensagempor rafaelniess em 30 Dez 2012, 19:50

FFARIA escreveu:na 3200 e 5200 vc pode gravando(rec)alterar iso e obturador,mas abertura e so para foto e nao adianta parar gravaçao e ajustar abertura pq volta alto novamente

Na D5100 até fica sim, só que para alterar novamente você tem que sair do live, mudar abertura e voltar para o live...

FFARIA escreveu:pq se colocar todos ajuste manual creio perde vendas da d800.

Na realidade eles teriam uma concorrente a mais para canon. Por causa desses detalhes valeria a pena investir em uma 5D mII, que está mais barata que a D600... Acho que é mancada da Nikon mesmo, as Canon fazem isso desde a t2i até a 1d....
rafaelniess
Avançado
Avançado

Mensagempor cbvideo em 31 Dez 2012, 01:38

Na realidade quem filma com dslr é o comprador, a canon não filma com essas maquinetas, é só ler o manual delas para perceber isso.
eu me surpreendi quando passei a participar desse espaço, de como voces valorizam estes equipamentos precários, limitados e de alto custo. Me surpeendi também com a espectativa de resultados sem conhecimento algum. Não vejo ninguém trabalhar luz, contraste, angulo, logistica, contra-luz vs sombra, roteiro, tecnicas, nada, enfim,nada vezes nada. Vejo alguns caras fazerem bons videos, mas são bons muito mais pela sensibilidade tecnica que pelo equipamento. Pude ver aqui video de arrepiar, de assustar ,feitos com dslr e vi uma minoria com video muio bem feitos com dslr ou apoiados por filmadoras boas.
O mercado de video nunca passou por uma crise tecnica tão grande, das palestras que assisto se fala de tudo, menos de equipamento ou modes de equipamento.
A abertura de mercado está num primeiro instante trazendo a ignorancia visual, pois não consegue se conciiar com cada realidade de mercado além de suas variantes e permisões.
O mercado vai mal, mas os equipamentos empolgam e ofuscam a inteligencia, assim satisfaz por um tempo, mas quanto tempo?
cbvideo
Suspenso
Suspenso

Advertências: 1
Data de registro: 02 Out 2012, 01:45

Mensagempor rafaelniess em 31 Dez 2012, 13:52

cbvideo escreveu:Na realidade quem filma com dslr é o comprador, a canon não filma com essas maquinetas, é só ler o manual delas para perceber isso.

Juro que não entendi o pq de você falar isso. Ninguém aqui falou que a Canon filma, assim como nenhuma outra (sony, panasonic, nikon...) faz. A Brastemp não é lavanderia tbm.

Mas o que não entendo é a revolta. Enxergo que o mercado está com muito trabalho ruim escondido atrás de uma melhor estética das DSLRs, mas vejo que ele está melhor que um tempo atrás. O percentual de bons profissionais está crescendo, e por bom profissional falo em pessoas que se aprimoram, pesquisam, e tem uma base técnica melhor. Vejo muita gente da "velha guarda" que faz trabalhos deploráveis, não trocam de equipamento pq acham que o que eles tem ainda é bom (só por apego e pq não querem trocar) e não se aprimoram nada. Conheço uma galera aqui na minha região que faz casamento tipo "camera de segurança", mas esses são na maioria esmagadora mais antigos na praça, e não querem melhorar... Aí ficam chorando pq perdem mercado para esse pessoal novo, e inventam um monte de desculpas...

Com relação aos equipamentos utilizados, não enxergo que eles estão piores, ou que alguém tenha que fazer com DSLR para ser bom, o que vejo nessas maquininhas são uma possibilidade de ter um trabalho melhor com menos valor investido. São mais difíceis de operar, tem que comprar tripés, monopés, suportes de ombro, e outros acessórios, mas tem uma boa captação de luz. As câmeras de cinema não faziam mais do que as DSLRs fazem, a não ser pelo fato que as imagens tinham mais qualidade ainda. Mas compara o preço, compro uma PMW EX3 ou duas ou três dslrs de ponta???? Não tenho dúvida que para o mercado de casamento a 5D, d600 entre outras suprem com muita sobra o quesito técnico da coisa, restando ao produtor se aperfeiçoar em luz e fotografia (da tecnica, não de fotográfo).

Os equipamentos não são bons hoje? Filmadoras são melhores? Eu não usaria uma HD2000 nem que me dessem em casamento, isso sim é equipamento ruim. Mas mesmo assim, quando comecei só podia comprar uma AGDVC20, e fiz o que podia até poder trocar. Hoje você tem a possibilidade de comprar uma camera muito melhor por um preço mais baixo, o que forçou o mercado a criar cameras como as vg-20, FS100... Faz parte da evolução, tem coisas que dão certo, outras não, como é o caso (para mim) do 3D, que acho uma tecnologia completamente descartável.
rafaelniess
Avançado
Avançado

Mensagempor cbvideo em 31 Dez 2012, 17:15

Não é disso que voce escreveu que eu estou falando guri. Não me interessa se dslr tem isso ou aquilo, se mc2000 é ruim ou boa, se pessoal da velha perde mercado.
To dizendo que o equipamento não evolui o mercado do ponto de vista tecnico e de conhecimento. Do que adianta tu sair a campo com qualquer coisa que filma se teu conhecimento não lhe é a fonte da melhora ou do resultado. Pra variar tu argumenta baseado no equipamento e no valor de modernidade que ele transmite, então tu também ta atrasado no contexto pois tu argumenta que o mercado está melhor hoje mas não sabe porque, mas lhe digo fiu, está melhor porque gravamos em HD, então fica mais bonito, mas fazer este bonito ou "bonito" ter tecnica e vida, não está ligado a equipamento.
E não tem revolta, tem analise ta certo?
cbvideo
Suspenso
Suspenso

Advertências: 1
Data de registro: 02 Out 2012, 01:45

Mensagempor Durval em 01 Jan 2013, 00:44

O que eu vejo hoje é existe uma "democratização", equipamentos de alta definição que trazem imagem de alta qualidade a preços realmente baixos. Hoje com menos de R$ 3500, você tem uma Nikon D3200 com lente 18-105mm, batery pack, bateria sobressalente, cartão de 64gb classe 10, e um led CN160. A imagem é muito melhor, mas muito melhor mesmo que uma Sony Z1, que quando era vendida zero, custava pelo menos uns R$ 12 mil. As dslr tem a possibilidade de acesso a um mundo que antes não existia em vídeo a pobres mortais. Eu tenho Z1 e nikon D3100, então eu sei o que estou falando. Lógico, Z1 tem a durabilidade, o áudio XLR e não esquenta, mas não tem a praticidade do cartão, não troca a lente.

Quanto a qualidade do vídeo, realmente, técnica, conhecimento do que se faz, não é todo mundo que tem. Não adianta nada você ter "O EQUIPAMENTO" e não ter conhecimento de regra dos terços, foco, enquadramento, luz. Equipamento sozinho não faz mágica.

Pesquisa, treino e amor ao que se faz não custa nada.
Durval
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Mar 2006, 19:20
Software: Premiere Pro CS6

Mensagempor rafaelniess em 01 Jan 2013, 14:03

rafaelniess escreveu: O percentual de bons profissionais está crescendo, e por bom profissional falo em pessoas que se aprimoram, pesquisam, e tem uma base técnica melhor. Vejo muita gente da "velha guarda" que faz trabalhos deploráveis, não trocam de equipamento pq acham que o que eles tem ainda é bom (só por apego e pq não querem trocar) e não se aprimoram nada. Conheço uma galera aqui na minha região que faz casamento tipo "camera de segurança", mas esses são na maioria esmagadora mais antigos na praça, e não querem melhorar... Aí ficam chorando pq perdem mercado para esse pessoal novo, e inventam um monte de desculpas...

Eu falei exatamente sobre o que você estava falando aqui em cima... E quando falei em equipamento, quiz dizer sobre o que ele permite que seja feito. Vejo que muita gente acaba hoje estudando enquadramento e fotografia, e até mesmo o fato de que devemos usar tripés e monopés acabou com cinegrafistas que achavam "tenho a mão firme, por isso não uso tripé"...

O que acho é que o mundo não está pior no quesito técnico de pessoas, pelo contrário, vejo neguinho querendo mesmo aprender, lendo mais por causa da internet em sites especializados e em fóruns que nem esse, que aliás, servem para troca de experiências. Eu estou aprendendo áudio pesquisando, pq ao longo da minha carreira na tv o áudio era do microfone da reporter, então eu só me preocupava com imagem.

Ninguém nasce sabendo, e muita gente não tem de onde tirar o dinheiro para investir no seu trabalho, principalmente no início, e tem que ir levando e aprendendo. Educação nessa nossa área é mínima, principalmente fora dos grandes centros, apesar que lá tbm são poucos os cursos bons. Vejo tbm muita gente parva, que não aprende mesmo que precisassem. O mundo está cheio de diferenças, nunca será o ideal para ninguém, e você pode escolher olhar para o lado positivo e tentar ajudar ou para o negativo e reclamar... Ah, e vejo tbm que as pessoas carecem de uma boa base da nossa língua mãe, pois escrita e interpretação de texto é sofrível aqui...

Durval escreveu:Eu tenho Z1 e nikon D3100, então eu sei o que estou falando.

Tbm tenho as duas Durval, e a Z1 ficou de lado. O que a dslr possibilita brincar com a luz, é outra realidade.
rafaelniess
Avançado
Avançado

Mensagempor FFARIA em 11 Jan 2013, 01:06

comparaçao legal nao sabia nikon D600 tem hdmi limpa e opçao de 4 crop similar d800

Editado pela última vez por Paulo Amaral em 11 Jan 2013, 08:01, num total de 1 vezes
Razão: Link Youtube
FFARIA
Assíduo
Assíduo

AnteriorPróximo

Tópicos similares

Retornar para Câmeras fotográficas com vídeo