Como gravar com várias câmeras

Assuntos relacionados a vídeo e áudio que não se enquadram nas outras categorias.

Como gravar com várias câmeras

Mensagempor pablocmatos em 17 Mai 2009, 01:42

Sou novo aqui no fórum, caso não esteja postando no lugar certo por favor me indiquem o caminho pra esse tipo de dúvida.

Atualmente faço parte da equipe de comunicação da minha igreja, e estamos começando a investir na estrutura de filmagem e edição, filmando cultos, palestras e outras programações, e editando-os pra reprodução de mídias.

O que temos até o momento de equipamentos é uma câmera JVC miniDV (saída s-vídeo/rca), e um computador de desempenho médio, com placa de captura PCI básica da PixelView (entrada s-vídeo/rca). Nós gravamos as programações direto pro computador através da placa e também na fita da câmera, simultaneamente, por segurança. O sinal de áudio vem da mesa de som para o computador e é gravado junto com o vídeo vindo da câmera, através do software da placa de captura.

A nossa idéia inicial seria investir nos seguintes equipamentos:
- câmera Sony miniDV com saída firewire/rca
- placa de captura usb com firewire/rca/s-vídeo
- notebook de desempenho razoável pra capturar vídeo/áudio ao vivo
- um computador mais potente, com um hd bem grande pra armazenar os arquivos para posterior edição

Temos a intenção de gravar a partir das duas câmeras simultaneamente, fazendo uma espécie de chaveamento entre as câmeras durante a gravação, onde se possa escolher aquela que tem o melhor ângulo.

Nossa dúvida é se, para isso, seria necessário uma outra placa ou computador, ou se é possível capturar o sinal das duas câmeras nessa única placa de captura usb, se sim, como gerenciar esse chaveamento, seria através de um software próprio que teria essa ferramenta ou haveria necessidade de utilizar mais algum outro equipamento que intermediaria essa transmissão entre câmeras e notebook. E ainda, o que limitaria a quantidade de câmeras que eu poderia utilizar entre o chaveamento, o software utilizado, o nº de computadores, ou a quantidade de placas de captura e/ou entradas da mesma, visto que nós pretendemos investir futuramente em mais outras câmeras.
pablocmatos
Júnior
Júnior

Data de registro: 16 Mai 2009, 21:17
Software: Proshow Producer

Re: Como gravar com várias câmeras

Mensagempor fandrew em 17 Mai 2009, 10:09

Ola amigo!

Como vocês querem fazer um investimento baixo na Igreja de vocês, eu aconselharia uma mesa de video como as videonics:

Imagem

O Jodé Alves tá vendendo uma aqui http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=10927 :mrgreen:

Se você quiser optar por outra maneira essa seria via Software.

Existe vários os que estão sendo discutidos aqui no fórum são em http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9673&p=73965&hilit=
Wirecast
Imagem
http://www.telestream.net/wire-cast/overview.htm

Outro VJDIRECTOR - Imagem

http://www.nagashare.com/PRODUCTS/VJdirector.html.

Eles tem preços razoáveis com realação a equipamentos de mesa, porém precisa de uma máquina mais potente para fazer esse gerenciamento.
[url]http://www.fa2producoes.com.br[/url]
[b][i]F.A.2 Produções[/i][/b]
fandrew
Master
Master

Data de registro: 16 Nov 2007, 11:53
Software: Adobe Premiere

Mensagempor pablocmatos em 17 Mai 2009, 17:28

Ok fandrew pelo que você citou, eu acredito que pra nossa situação seria mais vantagem adquirir o software pra gerenciar as câmeras, pelo fato de através dele ser possível fazer transmissão pela internet.

Baixei o trial desse Wirecast em meu notebook pessoal e gostei bastante, fiz o teste com a própria webcam fazendo a transmissão pela internet e tudo funcionou legal, algo que me deixou meio receioso foi apenas o formato de gravação do arquivo, que no caso era wmv, será que a qualidade do vídeo nesse ficaria boa? Pois pretendemos ainda editar os vídeos pra reproduzí-los em mídias. Mas também não sei se essa versão trial limita o formato de gravação à wmv. Se souber algo a respeito queira me informar por favor. E também notei um certo tremido na imagem de vez em quando, ao usamos o programa com a câmera JVC.

Enfim, minha dúvida atual é se uma única placa de captura poderia receber quantas câmeras fossem possíveis de acordo com sua quantidade de entradas diferentes de vídeo, tipo firewire/componente/s-vídeo. Essa placa que temos instalada no nosso computador atualmente recebe uma espécie de adaptador e dele temos a opção de ligar uma câmera através do componente ou s-vídeo (não sei se é assim que funciona na maioria das placas), certo que não sabemos se é possível ligar duas câmeras ao mesmo tempo nessas duas entradas, daí nossa dúvida.
pablocmatos
Júnior
Júnior

Mensagempor fandrew em 17 Mai 2009, 17:41

pablocmatos escreveu:...certo que não sabemos se é possível ligar duas câmeras ao mesmo tempo nessas duas entradas, daí nossa dúvida.

Não pode!! Apesar de serem duas entradas Analógicas, você pode usar apenas uma entrada analógica de cada vez, ou ter duas placas USB para isso.

Mais vantajoso é você já adquirir equipamento digital com saidas fireware, pois você compra uma placa fire wire para o PC ou Note e liga todas as câmeras nele, captando assim o sinal totalmente digital...sem mencionar que você terá uma qualidade superior no material capturado.

PCMCIA Imagem

PCI Imagem
fandrew
Master
Master

Mensagempor pablocmatos em 17 Mai 2009, 21:46

Ok, a idéia que tivemos até agora, seguindo as suas orientações, é adquirir um notebook mais confiável pra fazer a captura original das filmagens através de uma placa de captura usb; escolhemos um notebook pelo fato de oferecer uma mobilidade maior, não precisando ter vários outros periféricos adicionais pra realizar o trabalho, como no caso de um computador de mesa normal. Um outro computador mais potente seria pra realizar o trabalho de armazenamento e edição das gravações.

A nova câmera que visamos adquirir é digital, uma Sony MiniDv DCR-HC52, com saída firewire/rca. Adquirindo uma placa de captura usb com entradas firewire/componente/s-vídeo, vou poder ligar essa câmera digital (através da firewire) e a outra câmera JVC (através do vídeo componente) simultaneamente nessa placa de captura usb?? E mais uma pergunta, sendo que a porta firewire pode transmitir a uma taxa de 400mb/s, essa velocidade não esbarraria na limitação da porta usb de transmitir a uma taxa bem menor?
pablocmatos
Júnior
Júnior

Mensagempor fandrew em 18 Mai 2009, 10:08

Se você for comprar Notebook mesmo, a única coisa que digo é...CORE 2 DUO...não invista em nada menor que isso, se não vocês correm o risco de se arrependerem.

A captura não pode ter falhas de processamento...tem que ser um processador bom pra fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Sim você pode ligar a placa de captura e ligar a câmera digital e a analógica sem problemas e a maioria dos Notebooks de hoje vem com uma entrada Fireware então você já tem mais uma entrada de dispositivo.

Você deve saber que nunca se utiliza o HD aonde está o sistema operacional para captura, ...os HDs dos notebooks são 5200RPM e podem ocasionar erros... compre um HD externo de 7200RPM SATA.

A porta USB transmite a uma taxa de 480MB/s então tanto a placa USB como o HD externo dão conta do recado.
fandrew
Master
Master

Mensagempor pablocmatos em 18 Mai 2009, 12:46

fandrew escreveu:Se você for comprar Notebook mesmo, a única coisa que digo é...CORE 2 DUO...não invista em nada menor que isso, se não vocês correm o risco de se arrependerem.

A captura não pode ter falhas de processamento...tem que ser um processador bom pra fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Sim você pode ligar a placa de captura e ligar a câmera digital e a analógica sem problemas e a maioria dos Notebooks de hoje vem com uma entrada Fireware então você já tem mais uma entrada de dispositivo.

Você deve saber que nunca se utiliza o HD aonde está o sistema operacional para captura, ...os HDs dos notebooks são 5200RPM e podem ocasionar erros... compre um HD externo de 7200RPM SATA.

A porta USB transmite a uma taxa de 480MB/s então tanto a placa USB como o HD externo dão conta do recado.

Certo, to entendendo melhor agora.

A princípio nós pensamos em montar uma cpu de mesa equipada com um hd de 1tera pra armazenar e editar os vídeos, mas como você já deu esse toque aconselhando a utilização de um hd externo e mais veloz durante a captura, acho que vai mudar um pouco a nossa idéia original.

Pensei em duas possibilidades. A primeira seria ainda manter essa cpu com um hd de menor capacidade, e haveria um outro hd externo de 1tera 7200rpm sata que seria ligado ao notebook capturando e armazenando as gravações, depois ele seria ligado à cpu pra se realizar as edições. A segunda idéia, seria manter apenas o notebook, onde com o hd externo seriam capturadas, armazenadas e editadas as gravações através dele, mas não sei até que ponto isso seria uma estratégia mais confiável e viável, comparando o notebook a uma cpu no que diz respeito a custo, desempenho e poder computacional para realização de tais tarefas.

E então, qual é tua opnião diante dessas duas visões? Ah e aproveitando também, quais as principais configurações pra esse notebook você me aconselharia, de acordo com tua opnião quanto a utilização dele, sendo pra capturar imagens apenas ou pra capturar e editar.
pablocmatos
Júnior
Júnior

Mensagempor fandrew em 18 Mai 2009, 15:02

"EU" .... montaria uma CPU razoável para fazer as edições dos vídeos e teria o Notebook para fazer a captura do material.

Eu sei que a idéia de fazer edição ao vivo é interessante, mas se você não vai transimitir em RealTime... Pra quê???

Você pode muito usar as duas filmadoras para capturar nas fitas e depois passar o material, (ai sim) para uma CPU mais potente, ediatr e finalizar em DVD.

Armazenamento em HD é furada viu...é um eletrônico e como todo pode dar problema...coloque em DVDs e faça Bakup deles.

Não sei, mas pela proposta que você parace estar passando será um investimento desnecessário o notebook...dê uma pensada sobre o assunto.
fandrew
Master
Master

Mensagempor pablocmatos em 19 Mai 2009, 11:54

fandrew escreveu:"EU" .... montaria uma CPU razoável para fazer as edições dos vídeos e teria o Notebook para fazer a captura do material.

Eu sei que a idéia de fazer edição ao vivo é interessante, mas se você não vai transimitir em RealTime... Pra quê???

Você pode muito usar as duas filmadoras para capturar nas fitas e depois passar o material, (ai sim) para uma CPU mais potente, ediatr e finalizar em DVD.

Armazenamento em HD é furada viu...é um eletrônico e como todo pode dar problema...coloque em DVDs e faça Bakup deles.

Não sei, mas pela proposta que você parace estar passando será um investimento desnecessário o notebook...dê uma pensada sobre o assunto.

Não fandrew, acho que você não me entendeu muito bem.

O notebook seria para capturar e fazer as edições, mas não tudo ao mesmo tempo; o que eu quis dizer é que a mesma máquina, no caso o notebook, que seria usado pra capturar as filmagens também serveria para fazer as edições depois, mas não ao vivo (isso é até uma intenção futura nossa, pra que mídias pudessem estar disponíveis pra distribuição ao fim de cada evento filmado, mas não por enquanto). E quanto a utilização das filmadoras capturando nas fitas e direto no notebook, nós achamos melhor assim porque se economizaria tempo, não precisando ainda ter que transferir da fita para o hd externo para realizar edição, no notebook ou cpu dependendo do que fosse usado para tal.

Por isso minha pergunta quanto a uma configuração ideal de um notebook para realizar a tarefa de edição, além da captura, não ao mesmo tempo, se isso seria aconselhável, ou melhor mesmo seria usar uma cpu pra editar e o notebook só pra capturar?

Quanto a prevenção contra danos acidentais, pretendemos investir em cópias de backup, tanto dos arquivos originais, quanto dos dvds autorados.
pablocmatos
Júnior
Júnior

Mensagempor fandrew em 19 Mai 2009, 12:48

Ha sim!!! Duas máquinas, funções diferentes...sem problema nenhum.

Te aconselho um Notebook com processador Core 2 Duo T7500, menos que isso fica inviável para uma ilha de edição.
fandrew
Master
Master

Mensagempor pablocmatos em 21 Mai 2009, 16:28

fandrew escreveu:Ha sim!!! Duas máquinas, funções diferentes...sem problema nenhum.

Te aconselho um Notebook com processador Core 2 Duo T7500, menos que isso fica inviável para uma ilha de edição.

Certo... pelo que eu entendi da sua última resposta, você aconselharia tranquilamente o uso do mesmo notebook, tanto pra captura quanto pra edições posteriores, correto? Sendo que assim inclusive se excluiria o custo do investimento em mais um pc. Apesar de eu já começar a imaginar a possibilidade de ter uma cpu de apoio caso haja algum problema com o notebook.

Fandrew, me passa mais informações sobre essa mesa de vídeo, de como ela funciona, e o que ela pode fazer. Queria saber só a nível de informação mesmo, pois acredito que a solução via software seja, pro nosso caso, mais interessante.
pablocmatos
Júnior
Júnior

Mensagempor multiimagem em 17 Jun 2009, 22:50

fandrew escreveu:(...)
Mais vantajoso é você já adquirir equipamento digital com saidas fireware, pois você compra uma placa fire wire para o PC ou Note e liga todas as câmeras nele, captando assim o sinal totalmente digital...sem mencionar que você terá uma qualidade superior no material capturado.

Fandrew
Qual é o comprimento maior do cabo fireware que mantenha qualidade?
Editado pela última vez por multiimagem em 17 Jun 2009, 22:57, num total de 1 vezes
multiimagem
Avançado
Avançado

Data de registro: 15 Out 2007, 10:34
Software: Premiere

Mensagempor fandrew em 18 Jun 2009, 00:42

multiimagem escreveu:Fandrew...Qual é o comprimento maior do cabo fireware que mantenha qualidade?

Olha o tamanho máximo que ví pra venda até hoje é o de 15 metros...e o vendedor me garantiu que não falha nessa metragem...acima disso ele não garantia pois nunca tinha testado.
fandrew
Master
Master

Mensagempor multiimagem em 18 Jun 2009, 00:44

Lembras onde foi?
multiimagem
Avançado
Avançado

Data de registro: 15 Out 2007, 10:34
Software: Premiere

Mensagempor fandrew em 18 Jun 2009, 01:08

Foi um vendedor no ML, mas ele sumiu...se achar ele te mando o link!!
fandrew
Master
Master

Próximo

Tópicos similares

Retornar para Vídeo e Áudio em geral