Modelo de projetos para TV

Assuntos relacionados a vídeo e áudio que não se enquadram nas outras categorias.

Modelo de projetos para TV

Mensagempor mohammed em 14 Out 2009, 23:36

Sei que alguns aqui trabalham ou já trabalharam em emissoras de TV e/ou em programas independentes. Queria saber se alguém teria algum modelo de projeto de programa pra TV, que eu possa seguir.

Minha formação é toda de cinema, então não manjo muito disso. O que eu preciso é saber como se formata um projeto pra ser apresentado a uma emissora. Eu tenho uma idéia de programa em mente, mas não sei como o apresentaria (tenho que enviar por email).

Deu pra entender?

Se fosse um projeto de filme, por exemplo, eu apresentaria storyline, sinopse, roteiro e talvez uma justificativa e perfil dos personagens. Mas, e com programas de TV? Como se faz?

Desde já, agradeço a todos.

Vlw!
mohammed
Sênior
Sênior

Data de registro: 06 Fev 2007, 18:40

Re: Modelo de projetos para TV

Mensagempor zed em 15 Out 2009, 02:00

Dale Mohammed!

O ideal é ter um programa piloto, de resto definir qual a linha do programa, variedades, medicina, feminino, esportes... (Esse tipo de exigencia tosca) Já entrei em contato com emissoras daqui e tive esse tipo de resposta.

Moro em SC, monopólio fodido, pra entrar na TV tu vai ter que COMPRAR o espaço na grade de programação deles e nem sempre nos melhores horários... E mesmo assim paga caro, paga o preço publicitário, sim é absurdo eu sei, mas infelizmente é a realidade. (daqui pelo menos)

Valores de 7 a 15mil reais por 30 minutos em canais locais, absurdo!!!

Tem que mandar tomar no cú esses fdp! Trazer as pessoas cada vez mais pra internet, fazer conteúdo para a internet, arrumar patrocinadores e dar um jeito de convencer eles que as pessoas vão assistir a publicidade deles.

Eu não faço porque não tenho essa coragem...

Por enquanto!
zed
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 11 Jul 2006, 17:02

Mensagempor mohammed em 15 Out 2009, 02:25

Falae, Adenor. Tranquilidade?

Tô ligado que vou precisar de um piloto antes de assinar qualquer coisa e já sei bem em qual categoria meu programa se encaixa e blá blá blá. Sei muito bem o que será feito, pois já é uma idéia antiga, mas, por agora, preciso elaborar um projeto escrito, pra apresentar na emissora. Como nunca vi um projeto desses, achei melhor pedir ajuda do que correr o risco de pagar um mico fazendo uma parada nada a ver.

Pensei em colocar (não necessariamente nessa ordem):

1) Público-alvo;
2) Justificativa mercadológica (uma argumentação do porquê de eu achar que o programa vai vingar, embasando em dados concretos);
3) Perfil das atrações e convidados;
4) Estrutura do programa (quadros, duração, periodicidade);
5) Perfil dos anunciantes/patrocinadores desejados.

Além disso, poderia anexar ainda umas firulas, como uma planta do cenário e etc.

Não pense que só em Floripa é assim. TV é parada pra cachorro grande e, se for bem feita, gera muita grana. Então ninguém vai te ceder espaço em troca de umas mariolas. Mas, eu nem tenho interesse em disputar esse meio. Não tenho cacife pra isso. Nossa idéia é começar bem pequeno, num canalzinho aí, e depois ir subindo bem aos poucos, caso o programa vingue.

Óbvio que não posso dar maiores detalhes agora, mas, se o programa for pra frente, certamente divulgarei aqui no fórum.

Sobre a internet, concordo plenamente contigo. Meu sonho é trabalhar com novas mídias e viver exclusivamente disso. Aliás, acho que essa é uma excelente alternativa pra nós, peixes pequenos. Só não entrei de cabeça nisso ainda porque, acredite ou não, nunca consigo formar uma equipe de pessoas com a mesma disposição que eu. Uma pena morarmos em estados diferentes, senão já poderíamos cogitar uma parceria (uma pena ou não, né... pq, se o lance é produzir pra internet, pouco importam as distâncias físicas). :roll: :wink:

Vlw!
mohammed
Sênior
Sênior

Mensagempor zed em 15 Out 2009, 04:16

Imaginava que já sabia de tudo isso...

Um professor de roteiro meu já trabalhou em TV, ele é do cinema, escreveu roteiros do telecurso 2000 pra TV e outras coisas que não lembro. Ele falou que pegavam no pé dele pela organização, pela elaboração dos projetos, pelo capricho... Absurdo! (Só mais um)

Tenho contato com um diretor de um programa aqui e ele fala que os chefes dele (O pessoal da grana) não faz questão de investir em equipamentos mínimos necessários pra poder oferecer qualidade visual aos produtos (Esse programa é voltado ao publico teen, tem ótimos patrocinadores, cursos pré vestiba e colégios particulares)

Se você conseguir entrar na coisa, tente não depender desses cretinos pra fazer bons trabalhos, a coisa é tensa, criar um bom roteiro por semana é algo complicado, executar um programa de 30 minutos por semana também não é das coisas mais simples, mas bem possível fazer melhor (em todos os sentidos) do que muitas das coisas que vemos por aí.

Acho que a internet pode é ser nossa aliada André! Se pararmos pra pensar, um programa local normalmente não banca viagens para outros estados aqui na comunidade temos gente de todo o Brasil, é bem "fácil" criarmos um programa nacional... Que seja pra web de inicio... Que não dê lucro de inicio... Normal, acho que tudo é questão de aposta e de investimento, todos que estamos nessa sabemos disso.

Se começar a tocar isso aí pra frente, pode contar comigo para fazer matérias fora do seu estado, contato com gente fera eu tenho. Atores pra fazer papel de jornalista se for o caso, depende muito do que se planeja, mas estamos aí!

Precisamos ousar!
zed
Assíduo
Assíduo

Mensagempor mohammed em 15 Out 2009, 12:17

O tal canal onde eu pretendo botar o programa é bem fraco mesmo. Ontem eu estava dando uma olhada no institucional deles e vi que possuem uma puta estrutura física, de estúdios e tal. Fiquei abismado como nego, com uma estrutura daquela, consegue fazer coisas tão ruins. De certo que os equipos não devem ser dos melhores (pelo contrário... vi programa de estúdio que é tocado com Canon GL2), mas, na minha opinião, esse não é o problema. Acho que é mais questão de falta de talento mesmo. Os programas de lá são muito fraquinhos. Uma mentalidade atrasada, provinciana. Gente que começa pequeno, mas sem gana de crescer. Não adianta botar a estrutura da Globo na mão de gente assim, porque vai sair m@#$% do mesmo jeito.

Vi também que boa parte da programação é de terceiros. Na Globo, por exemplo, você não compra horário nem que tenha alguns milhões no bolso. Nas outras você até compra, mas é bem caro, o que de certa forma já dá uma selecionada nas produções - fora a seleção que eles mesmos devem fazer, antes de vender o horário. Mas creio que um canal tão pequeno não possa botar essa banca, então dá nisso. E, como você disse, não pretendo depender deles pra nada. Tenho um espaço que posso usar como estúdio - apesar da idéia inicial ser de rodar o programa em locações - e uma graninha pra investir em equipos básicos (câmera, luz, mics e etc). Então, a intenção é que a produção e a finalização fiquem na minha mão, mandando o programa já pronto, só pra ir ao ar (da mesma forma como ocorre nas outras emissoras, creio eu).

Sobre essa idéia aí do programa pra web, estou ficando seriamente tentado. hehehe... Concordo muito com o seu pensamento. Não tenho dúvida nenhuma de que, se umas 10 pessoas do fórum se mobilizassem, a gente conseguiria fazer um programa nacional e de qualidade.
mohammed
Sênior
Sênior

Mensagempor zed em 16 Out 2009, 01:35

Podemos amadurecer essa idéia...

Estamos aí...

Oferecer outras verdades é sempre bom!

Eu tô com um projeto de documentário que realizarei em breve, dizem que a coisa é "chutar cachorro morto" mas vou fazer um audiovisual metendo o pau na nossa querida TV brasileira.

Vamos ver no que dá...
zed
Assíduo
Assíduo

Tópicos similares

Retornar para Vídeo e Áudio em geral