Como exportar um video para autoração de Blu-ray?

Discussões e dúvidas sobre softwares para autoração de DVD e Blu-ray

Como exportar um video para autoração de Blu-ray?

Mensagempor vigliogt em 13 Jan 2010, 11:23

Bom pessoal, estou com uma dúvida aqui.
chegou uma gravadora de blu-ray nova aqui no estudio e gostariamos de fazer a primeira gravação mas ai começaram as dúvidas e o medo de queimar um Blu-ray de bobeira!

é o seguinte, Ok filmagem em alta definição (Sony Z7U)
Edição feita e agora na hora de exportar?
vi que no Premiere CS4 temos um novo plugin de mpg bluray, um blu-ray suportaria quantos MBS? digo isso na qualidade naquela hora de escolher CBR ou o VBR?
pelo que sei o DVD suporta se não estou enganado até 9 mbs (me corrijam se eu estiver errado) e o bluray vi que temos até 60mbs sera que o player suporta isto?
e agora na hora de fazer a autoração utilizo o Encore DVD CS4, e me surgiu mais umas dúvidas, o que é as pop-ups para bluray? a autoração continua no mesmo padrão do dvd apenas linkar os videos criar timelines , os códigos para criar menus no photoshop continuam os mesmos? "+" para botão "=1" para highlights e assim por diante?

Sei que as perguntas estão meio confusas mas é que não consigo ver um jeito melhor para simplificar elas!

Abç´s a todos!
vigliogt
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 13 Jan 2010, 11:07
Software: Premiere Pro CS4

Re: Como exportar um video para autoração de Blu-ray?

Mensagempor tbmbras em 17 Jan 2010, 22:32

Minha dúvida e situação é a mesma.
A questão é a configuração ideal para exportar o video. Seria na tentativa e erro ou algum filho de deus já fez isso e sabe a resposta?
tbmbras
Avançado
Avançado

Data de registro: 04 Mar 2008, 21:57

Mensagempor malow em 17 Jan 2010, 23:16

particularmente, recomendo exportarem o video em avi com um codec intermediario (com as mesma especificações do video original), ou entao exportar em mpeg2/vc1/h.264 se o programa de edição jah tiver templates pra exportar pra blu-ray.

recomendo tambem usar programas que sao faceis pra fazer blu-ray simples, como dvd architect. ele faz blu-ray da mesma forma que faz dvd, e uma vez "aprendendo" mais a fundo, permite fazer conteudo mais avançado.

os programas de autorar que jah ten encoder interno, vao fazer certamente dentro dos padroes. entao eh melhor deixar eles converterem, em vez de fikar "se matando" pra exportar direito.

eu vou iniciar fazendo no dvd architect basicamente com as mesmas coisas que se faz em dvd. menu animado, etc... e paralelamente, me aprofundar em programas bem mais avançados, como scenarist hdmv/sonic cinevision, etc...

vale lembrar tambem que como dvd, existem gravadores melhor que outros, e midias melhor que outras. na realidade, só a midia da verbatim que se saiu bem na gravação de blu-ray, enquanto o resto fikow abaixo do recomendado.

ou seja, todo akele problema de "velocidade boa, midia boa, gravador bom, durabilidade, compatibilidade" vai recomeçar. naum axem pq "eh tecnologia nova" dah pra fechar o olho e confiar.
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/
malow
Master
Master

Data de registro: 12 Mai 2005, 17:46
Software: Vegas CarbonCoder Scenarist

Mensagempor mglimabh em 18 Jan 2010, 16:10

Os Bds que ja criei, tanto no mac quanto no PC, foram atraves do Encore DVD CS4. No Final cut pro ultima versao, mandando em Share: Blu-Ray. ele ja cria um video de otima qualidade e com bitrate intermediario, mas sem artefatos... No adobe, eu recomendo o preset H.264 BLU-RAY. E la coloca-se o bitrate... Acima de 20Mbits fica legal... Mais que 35 acho meio exagero... Principalmente se a fonte for HDV.... VBR entre 18 e 35 eh o ideal na minha opiniao...

O bom do Blu-ray é que mesmo em bitrates mais baixos, pela eficiencia do codec h.264 consegue imagens otimas.
Sony PMW-EX3 / Sony HDR-FX-7 / Canon HG-21 / Canon T3i / Apple MacBook Pro / Apple iMAC i5
mglimabh
Júnior
Júnior

Data de registro: 04 Out 2007, 16:08

Mensagempor Osmar em 18 Jan 2010, 16:29

Para não correr riscos de perder mídia com erros, gravo primeiro em um BD regravavel, se não ocorrer nenhum problema, aí sim gravo no disco definitivo. Com isso já economizei muitas mídias pois o risco de ocorrerem erros é muito grande.
Osmar
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 27 Nov 2006, 17:40

Mensagempor vigliogt em 19 Jan 2010, 13:20

Realmente acho que uma midia regravavel é o meu destino!

Pois queimar um BLu agora deve de dar uma dor no coração e no bolso!

Mas acho que o H.264 é o que eu queria escutar! Pois fiquei meio em duvida com o codec MPEG-Bluray!

Vlw a ajuda de todos! Abç´s!
vigliogt
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Robertoy em 19 Jan 2010, 14:16

mglimabh escreveu:O bom do Blu-ray é que mesmo em bitrates mais baixos, pela eficiencia do codec h.264 consegue imagens otimas.

Os chineses que o digam, pois eles adoram colocar Blu-ray em midias DVD single layer e double layer e Blu-ray BD50 em BD-R 25Gb...

Imagem
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=286
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=289
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=362
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=363
vigliogt escreveu:Mas acho que o H.264 é o que eu queria escutar!

Para quem trabalha com CS3/CS4 uma boa opção para exportar para H.264 e ao mesmo tempo deixar maior capacidade de processamento livre para a CPU do PC e a GPU da aceleradora gráfica será a placa Leadtek WinFast PxVC1100:

Imagem
viewtopic.php?f=1&t=8982&st=0&sk=t&sd=a&start=120#p100532
viewtopic.php?f=1&t=8982&st=0&sk=t&sd=a&start=135#p103115

Roberto
Echo&TheBunnymen
SP 87/99
Robertoy
Sênior
Sênior

Data de registro: 16 Fev 2007, 14:03

Mensagempor mglimabh em 22 Jan 2010, 08:56

Eu também so gravo em midia Regravavel..So gravei um disco -R e foi copia de um original... Quando eu autoro o BD no Encore DVD, eu sempre gravo a imagem no HD e gravo no software que veio com o gravador e nunca tive problemas.... Grave em UDF 2.5 que nao tera erros...
Sony PMW-EX3 / Sony HDR-FX-7 / Canon HG-21 / Canon T3i / Apple MacBook Pro / Apple iMAC i5
mglimabh
Júnior
Júnior

Data de registro: 04 Out 2007, 16:08

Mensagempor vigliogt em 02 Fev 2010, 17:26

Robertoy escreveu:
mglimabh escreveu:O bom do Blu-ray é que mesmo em bitrates mais baixos, pela eficiencia do codec h.264 consegue imagens otimas.

Os chineses que o digam, pois eles adoram colocar Blu-ray em midias DVD single layer e double layer e Blu-ray BD50 em BD-R 25Gb...

http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=286
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=289
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=362
http://www.htforum.com/vb/showpost.php? ... tcount=363
vigliogt escreveu:Mas acho que o H.264 é o que eu queria escutar!

Para quem trabalha com CS3/CS4 uma boa opção para exportar para H.264 e ao mesmo tempo deixar maior capacidade de processamento livre para a CPU do PC e a GPU da aceleradora gráfica será a placa Leadtek WinFast PxVC1100:

viewtopic.php?f=1&t=8982&st=0&sk=t&sd=a&start=120#p100532
viewtopic.php?f=1&t=8982&st=0&sk=t&sd=a&start=135#p103115

Roberto

Esta placa é daquelas que fazem renderização em tempo real também? pois achei uma boa proposta, se alguém tiver mais alguma indicação ficarei agradecido.
amanhã irei gravar minha primeira midia, vou fazer como disse o mglimabh para garantir. outra questão que tenho é para que e como é feito a autoração dos Pop-ups menus, até agora não vi nenhum tutorial bem explicado de como fazer o mesmo, alguém ai ja fez autoração com pop-ups?

Abç´s!
vigliogt
Iniciante
Iniciante

Mensagempor H4K0N3 em 21 Mar 2010, 23:25

Olá, Caros amigos e Masters no assunto.

Estou com a mesma questão parecida do colega que criou este topico, porém com mesmo equipamento Sony Z7U. Porém, a edição é feita toda em um Mac Pro Octocore Xeon 2.66 6GB Ram, 640GB HD sistema, e 4TB em RAID para peformance para Video, Geforce GT120 DDR3 512MB, praticamente configuração inicial do Mac Pro quando comprado, adicionando os 4TB, e mais 16GB que deve chegar essa semana pra o upgrade final por enquanto.

E tenho também um box da Matrox MX02 Mini With MAX, qual faço captura em 1080i60 sem compressão 8bits ou 10bits (1920x1080i) quando uso o BOX, ou 1080i60 (1440x1080i) via firewire direto da Sony Z7U.

Problemas:

Uso o Final Cut Pro 7 Suite Completo, na edição com projeto em 1440x1080i60 consigo editar normalmente sem problemas porém, quando via box da matrox mini with max em 1920x1080i60 sem compressão 8bits ou 10bits a edição fica impossivel o Final Cut 7 chega a fecha varias vezes, travando literalmente. Bom quanto a isso não é a questão chave... pois com pouco tempo de edição consigo editar 6mins em ambos mais quando vai para um arquivo de 1h30 ou maior ai é problema no caso da captura pela matrox mx02 mini with max sem compressão 8bits ou 10bits em 1080i60. Quando feito captura direta da Sony Z7U via firewire em 1440x1080i60 os mesmos 1h30 ou 6min vai tranquilamente a edição.

O detalhe que preciso na verdade é quanto a exportação para Blu-ray em H.264 via Matrox MX02 Mini With MAX, pois nenhum preset usando nela consigo fazer com que o Encore CS4 abra o arquivo .264 no projeto do mesmo. Assim travando o Ecnore CS4 tanto no Mac OS X 10.6.2 quanto no Windows 7 64 Bits via Bootcamp também usando o Encore CS4 e exportação pela Matrox.

Agora quando eu uso o preset de Blu-ray do Compressor, Final Cut Pro 7, direto para fazer a exportação e queima a midia BD-RE que sempre uso para teste vai tranquilamente com bons resultados e outros casos não também. Só que o tempo é cruel demora demais, e pela matrox é outro nivel em termos de tempo bem mais rapido só que o Encore CS4 não abri de forma alguma.

E o detalhe é a questão de criação de menus pelo Encore CS4, pois o Compressor e o Final Cut direto gera um menu bem basico que não é interessante para a entrega do Blu-ray final ao cliente.

Espero que algum master, possa da uma luz qual fico grato desde já.

Abraços,

Att,

H4K0N3.
H4K0N3
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 07 Mar 2010, 16:30
Software: Final Cut Pro 7

Tópicos similares

Retornar para Autoração de DVD e Blu-ray