Configuração de estação para edição 4k

Discussões e dúvidas sobre computadores

Configuração de estação para edição 4k

Mensagempor Riker44 em 24 Set 2012, 11:45

Bom dia pessoal

Estou precisando uma ajuda para a definição de configuração de uma estação de trabalho para edição de videos 4k.

Usaremos o Premier, Photoshop e After Efects.

Obrigado

Rabello
Riker44
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 24 Set 2012, 11:43
Software: 3d Studio Max

Re: Configuração de estação para edição 4k

Mensagempor cameraelvis em 24 Set 2012, 13:29

Olá, acredito que o minimo que vc precisa é:

Processador:
- Intel I7 de seis ou oito nucleos
ou
- Amd Bulldozer FX8150 octacore

Memoria Ram : 24gb no minimo

Hds:
- Ssd de 256gb no minimo (sistema)
-6 hds Sata 3 de 2TB ou mais (arquivos)

Fonte:
- Corsair 1200w
ou
- Thermaltake 1200w

Placa de Video :
1 ou 2 (em SLI)
- Quadro 6000 6Gb gddr5 384-bit Nvidia

Isso é o mais importante;

Eu tenho um I7, 24gb de memoria, placa quadro fx e mesmo assim ainda não está 100% para full hd ( que é menos da metade de 4k)
cameraelvis
Avançado
Avançado

Data de registro: 15 Jun 2012, 01:31
Software: Sony Vegas Pro

Mensagempor Elias AE em 24 Set 2012, 14:26

Rikker acho que vc tem que ver tb o tamanho dos projetos em 4k,, acho que o tamanho do projeto vai interferir mais que a resolução, outra coisa que vai ter que ver é com quantos Mbps vão ser estes videos para ver se um raid 0 nos hd´s ja vão dar conta.

Agora só metendo meu nariz :D , vc vai usar já a edição em 4k pq as vezes vc gasta um monte para usar futuramente não seja um bom negocio pq até começar a usar vc já compra coisa melhor por bem menos... mas na verdade não sei oq vc vai fazer :P
Elias AE
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 07 Jun 2012, 12:28
Software: Premiere

Mensagempor howold em 24 Set 2012, 14:58

acho q o mais facil pra vc editar videos em 4k é converter para full hd e editalos em full hd, na hora de exportar vc lika tudo para os videos em 4k em bota pra render,
assim funciona no cinema, pq nao podemos fazer igual neh.
nem monitor em 4k eu acho q vc nao vai achar para ter o preview real em 4k.

c vc tem pouco tempo para entregar os materias eu acho q esse ritmo de trabalho ja resolveria.
monte 2 maquinas
para vc editar, nao precisa ser a pika das galaxias, i7 4 nucleos ja basta com uma placa de video.

agora a outra maquina q vai ser para o render vc precisará de muito processamento, eu t indicaria dual xeon de 6 nucleos com sli em quadro fx, vc terá uma otima maquina para 4k tranquilamente

funcionaria assim, o material chega, salva no servidor q será o xeon e bota pra converter pra fullhd, faça uma rede de 2Gb/s, e transfira para a maquina de edição, editeo o material todo em full tranquilamente, acabo o projeto, toda a pasta do projeto e d novo vc volta para o servidor e la vc manda exportar, enguanto ta exportando vc ja ta com outro material na ilha de corte fazendo outro material enguanto aquele acaba e assim vai.

acho q esse serial o ideal para vc, c nao tiver tanta grana tente pelo menos o dual xeon para fazer tudo. menos q isso vai dar gargalo em 4k.
i7 2600k + gtx460 + 16gb ram= edição lisa e render foderoso!
howold
Avançado
Avançado

Data de registro: 25 Fev 2009, 18:32
Software: Premiere - After - Encore

Mensagempor ricnakamura em 27 Set 2012, 22:20

No caso uma Blackmagic Decklink 4K acho que também ajudaria bastante no processo.

Consulte também a galera da FirstPlace http://www.firstplace.com.br

A galera do Blender Foundation fez um curta com videos em 4K edição e composição (VFX) em Blender3D. E também produziu material com a pipeline, o que talvez poderia servir de guia para o teu processo.

http://mango.blender.org

Abs.
ricnakamura
Sênior
Sênior

Data de registro: 08 Mar 2009, 01:45

Mensagempor Durval em 04 Out 2012, 09:30

Eu acho muito prematuro querer editar em 4k hoje. O PC teria que ser "O PC" e não um pc qualquer, isso custaria um monte até porque o monitor de vídeo pra uma máquina que edite 4k teria que ser um monitor específico e não os que vemos nas lojas hoje, menor que 27 polegadas não tem graça. Tem que ser pelo menos um i7 3820 ou um 3930 com toda a memória do mundo, e nvidia Maximus (quadro 6000 + tesla 2075=R$14 mil). Depois você não tem onde exibir o que editou. Pra exibir, 4k precisa de tela de 60 a 84". Fica meio sem sentido até falar de 4k hoje.
http://planetech.uol.com.br/2012/09/14/ ... -novembro/

Câmara tem, o depois é que são elas...
Durval
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Mar 2006, 19:20
Software: Premiere Pro CS6

Mensagempor VMP em 04 Out 2012, 09:48

Durval escreveu:Eu acho muito prematuro querer editar em 4k hoje. O PC teria que ser "O PC" e não um pc qualquer, isso custaria um monte até porque o monitor de vídeo pra uma máquina que edite 4k teria que ser um monitor específico e não os que vemos nas lojas hoje, menor que 27 polegadas não tem graça. Tem que ser pelo menos um i7 3820 ou um 3930 com toda a memória do mundo, e nvidia Maximus (quadro 6000 + tesla 2075=R$14 mil). Depois você não tem onde exibir o que editou. Pra exibir, 4k precisa de tela de 60 a 84". Fica meio sem sentido até falar de 4k hoje.
http://planetech.uol.com.br/2012/09/14/ ... -novembro/

Câmara tem, o depois é que são elas...

mesma opinião, não temos nem micro a um preço razoavel para editar full HD direito, imagina em 4K
VMP
Sênior
Sênior

Data de registro: 09 Mai 2005, 18:09
Software: Premiere CS3 CS5

Mensagempor everton-a-r em 21 Out 2012, 17:35

Eu também acho muito cedo pra poder investir na Tecnologia 4k, até mesmo porque no Brasil não tem tv de 4k à venda. Mas se voce realmente estiver querendo investir na idéia, procura saber sobre os supercomputadores domésticos, tem dois links até interessantes pra voce dar uma olhada:
Supercomputador pessoal com tecnologia NVIDIA chega ao Brasil - ADRENALINE Uol
Supercomputador pessoal tem preço mínimo de R$ 35 mil no Brasil - TECHTUDO Globo.com

Pra quem quer investir em 4k tem que ter grana ue :D :D
-Éverton Resende
-Videomaker
'''Deus acima de tudo'''
everton-a-r
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 18 Mai 2012, 00:48
Software: Suite CS6 - Final Cut - 3D Max

Mensagempor langsdorff em 21 Out 2012, 17:58

howold escreveu:(...)
c vc tem pouco tempo para entregar os materias eu acho q esse ritmo de trabalho ja resolveria. monte 2 maquinas
para vc editar, nao precisa ser a pika das galaxias, i7 4 nucleos ja basta com uma placa de video.
agora a outra maquina q vai ser para o render vc precisará de muito processamento, eu t indicaria dual xeon de 6 nucleos com sli em quadro fx, vc terá uma otima maquina para 4k tranquilamente (...)
funcionaria assim, o material chega... (...)

Howold, será que precisa tanta coisa? Apesar das boas sugestões o post inicial nem fala em "matéria", o que seria pressupor algo no lado jornalistico, meio com cara de hard news, o que não bate, porque não tem ninguém no horizonte fazendo isso (vejam que eu mencionei hard news e não documentário ou especiais), ainda mais em terras tupiniquins.

[][][]s
Fórum: a gente encara a discussão do aerotrem com disposição, mesmo que um Palio 1.4 já comece a dar conta do recado :wink:
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital
langsdorff
Sênior
Sênior

Data de registro: 20 Mai 2005, 17:14

Mensagempor langsdorff em 21 Out 2012, 18:04

... Agora, um rápido aparte. O Rabello ou Ricker44 registrou-se aqui no videobr dia 24 de setembro de 2012. Postou este tópico no mesmo dia 24 de setembro dois minutos depois, às 10:45. Saiu logo em seguida e nunca mais voltou...

[][][]s
Fórum, porque o que vale é a nossa disposição de participar, opinar, compartilhar e falar, ... nem que seja com as moscas... :shock:
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital
langsdorff
Sênior
Sênior

Data de registro: 20 Mai 2005, 17:14

Mensagempor everton-a-r em 21 Out 2012, 22:53

langsdorff kkk, realmente é verdade, porém creio que este tópico servirá pra outra pessoa, ou até pra nós mesmos...
-Éverton Resende
-Videomaker
'''Deus acima de tudo'''
everton-a-r
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 18 Mai 2012, 00:48
Software: Suite CS6 - Final Cut - 3D Max

Mensagempor marceloruiz em 17 Fev 2013, 10:58

Câmara tem, o depois é que são elas...[/quote]

mesma opinião, não temos nem micro a um preço razoavel para editar full HD direito, imagina em 4K[/quote]

Já tem sim.... http://olharmultimidiatec.blogspot.com. ... -ja-x.html
marceloruiz
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 25 Dez 2007, 23:18

Mensagempor marceloruiz em 17 Fev 2013, 11:03

cameraelvis escreveu:Placa de Video :
1 ou 2 (em SLI)
- Quadro 6000 6Gb gddr5 384-bit Nvidia

Isso é o mais importante;

Eu tenho um I7, 24gb de memoria, placa quadro fx e mesmo assim ainda não está 100% para full hd ( que é menos da metade de 4k)

Não está 100% porque placas Quadro não se prestam a ediçãqo de v'dieos. São muito lentas. Experimenta uma GTX 680 para ver a diferença. E SLI não é reconhecido pelo Premiere. Não adianta colocar 2 placas ou placas com 2 processadores, porque o Premiere vai reconhecer apenas um núcleo em uma das placas. A melhor placa disponível hoje para o Premiere é a GTX 680 com Mercury Playback ativo por radware.

Saudações

Marcelo Ruiz
Blog Olhartecnológico
marceloruiz
Iniciante
Iniciante

Mensagempor marceloruiz em 17 Fev 2013, 11:09

langsdorff escreveu:
howold escreveu:(...)
c vc tem pouco tempo para entregar os materias eu acho q esse ritmo de trabalho ja resolveria. monte 2 maquinas
agora a outra maquina q vai ser para o render vc precisará de muito processamento, eu t indicaria dual xeon de 6 nucleos com sli em quadro fx, vc terá uma otima maquina para 4k tranquilamente (...)
funcionaria assim, o material chega... (...)

Howold, será que precisa tanta coisa? Apesar das boas sugestões o post inicial nem fala em "matéria", o que seria pressupor algo no lado jornalistico, meio com cara de hard news, o que não bate, porque não tem ninguém no horizonte fazendo isso (vejam que eu mencionei hard news e não documentário ou especiais), ainda mais em terras tupiniquins.

[][][]s
Fórum: a gente encara a discussão do aerotrem com disposição, mesmo que um Palio 1.4 já comece a dar conta do recado :wink:

Lembrando aos amigos que o Premiere Pro, mesmo o CS6, não faz uso de 2 processadores ao mesmo tempo usando os núcleos de apenas um deles. E as coisas ficam mais lentas no After, que se embanana todo com placas-mãe dual porcessor. E SLI também não adianta nada para o Premiere, pois ele só vai reconhecer uma placa de vídeo apenas. Mesmo placas como a GTX 690 com 2 nucleos físicos, o Premiere só reconhece um. Acaba sendo desperdício de tempo de dinheiro.

Máquina boa para engolir de tudo: http://olharmultimidiatec.blogspot.com. ... -ja-x.html

Abraços,

Marcelo Ruiz
marceloruiz
Iniciante
Iniciante

Mensagempor marceloruiz em 17 Fev 2013, 11:19

everton-a-r escreveu:Eu também acho muito cedo pra poder investir na Tecnologia 4k, até mesmo porque no Brasil não tem tv de 4k à venda. Mas se voce realmente estiver querendo investir na idéia, procura saber sobre os supercomputadores domésticos, tem dois links até interessantes pra voce dar uma olhada:
Supercomputador pessoal com tecnologia NVIDIA chega ao Brasil - ADRENALINE Uol
Supercomputador pessoal tem preço mínimo de R$ 35 mil no Brasil - TECHTUDO Globo.com

Pra quem quer investir em 4k tem que ter grana ue :D :D

Pessoal,

Para editar vídeo essas "maravilhas"não adiantam de nada. Programas profissionais como o Premiere Pro CS6 não aproveitariam nem 10% dos recursos de uma máquina dessas, a começar pelo Quad SLI que o Premiere não reconhece. Querem uma máquina que custa 1/3 do preço e é mais rapida? Vejam essa:

http://olharmultimidiatec.blogspot.com. ... tions.html

Grande abraço!

Marcelo Ruiz
marceloruiz
Iniciante
Iniciante

Tópicos similares

Retornar para Computadores