FITAS MINI-DV ONDE COMPRAR ? CUIDADOS COM AS FALSAS !

Discussões e dúvidas sobre gravadores, discos, cartões de memória e similares

estica e puxa

Mensagempor langsdorff em 19 Jul 2007, 15:39

"e, ao que se vê no mercado..."

...então pode acrescentar aí que tem mais essa coisa no mercado, levantada pelo Matheus.
Tem gente que não gosta de fitas "extended" como essa de 82 ou as DVCAM de 184. A alegação é que o suporte fica mais fino - o tamanho do rolo final é o mesmo, logo, a fita precisa ser menos espessa - o que acarretaria mais risco de quebra, esticamentos, dropouts e coisas do ramo, sem contar menor densidade de gravação.
Tudo balela e preconceito! Pareceria até aceitável que uma fita mais fina viesse a sofrer mais no anda e pára durante uma gravação, dentro da camcorder. Mas a prática mostra que as fitas são resistentes e não dão chabu, inclusive com duas ou três utilizações na rua. Para uso em VT, indoor, no registro de programas inteiros, p.ex., eu subiria essa quantidade de gravações para dez, com total confiança.

[][][]
Forum também é aumentar sem esticar.
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital
langsdorff
Sênior
Sênior

Data de registro: 20 Mai 2005, 17:14

Re: fitas e credibilidade

Mensagempor Robertoy em 25 Jul 2007, 18:20

langsdorff escreveu:"the service report had written in bold printing across the face something to the effect of "USE ONLY SONY TAPES" or "DO NOT MIX TAPE BRANDS" or some such. The Sony repair station technician could obviously tell from the remaining debris in it that it had seen more than one brand tape. In the subsequent 5 years I have only used Sony tapes and have NEVER had to use the head cleaning tape again ;-) (And never received another love note from the technicians!)"

Forum existe para trocar informação e experiências. Principalmente se elas têm credibilidade comprovada pela experiência ou indicação oficial de fabricante.

Sem dúvida.

langsdorff escreveu:Robertoy, nada de pessoal, porque o negócio aqui é trocar figurinhas, sempre carimbadas de boa informação, em que todos ganham. Mas é preciso ser prudente quando a gente reproduz ou cita algo que está na web ou num blog. Os endereços que você citou foram úteis para rastrear a informação.

Permito-me discordar totalmente do post do amigo norte-americano aí de cima que gerou a indicação de usar apenas fitas de um único fabricante.
Isso está mais para mito urbano que para indicação séria - e o forum está lotado de profissionais que usam seus equipamentos para ganhar a vida.

Quer comprar Sony ou JVC o resto da vida? tudo bem, que hoje os preços são quase iguais, mas eu nunca ouvi nada a respeito disso em 27 anos de vídeo, seja com colegas profissionais, engenheiros, técnicos de produtoras e emissoras, seminários e palestras da Sony, JVC, Panasonic, Ampex, aqui e no exterior.

Em primeiro lugar, é uma honra trocar figurinhas com alguém que tenha tanta experiência profissional na área de video. Eu não sendo profissional da área só tenho a aprender com você e os demais membros do fórum.

O que muitos na net comentam/sugerem é que ao substituir uma fita baseada em lubrificante líquido (Sony) por uma baseada em lubrificante seco (Panasonic e outras marcas), antes seja utilizada a fita de limpeza.

Informações sobre lubrificantes liquido e seco nas fitas MiniDV estão disponíveis na net.

Sobre a questão da troca constante na utilização de fita baseada em lubrificante líquido (Sony) e baseada em lubrificante seco (demais fabricantes) ser prejudicial ou não há controvérsias, onde realmente uns consideram o assunto como "mito urbano" e outros não. (no meu caso, na minha filmadora Sony doméstica eu sempre utilizei somente fita Sony, uma porque elas são muito fáceis de serem encontradas e outra porque sempre tive receio da mistura "liquido/seco" e nunca resolvi arriscar para ver o resultado da mistura constante...)

Cada um que tenha o discernimento de acreditar ou não nesse assunto, portanto, ficando a critério de cada um optar por utilizar sempre fita baseada em lubrificante liquido, sempre fita baseada em lubrificante seco ou se preferir, alternar entre os 2 tipos frequentemente e utilizar várias marcas diferentes aleatóriamente.

Naturalmente cada fabricante de fita irá procurar puxar a brasa para a sua sardinha...

A Panasonic por exemplo quando fala sobre a AG-DVX100, diz que ela é compatível com todas as marcas de fitas MiniDV, porém ela diz que para performance ótima é recomendada o uso de fitas Panasonic.

Segundo ela, a eliminação do tradicional óleo lubrificante líquido pelo moderno lubrificante sintético seco favorece maior resistência à dropouts e uma operação mais confiável em ambientes com muita umidade:

Panasonic escreveu:17. What is the best blank videocassette media to use with the AG-DVX100.

The AG-DVX100 is compatible with all brands of mini-DV videocassette, but for optimum performance we recommend the use of Panasonic DV Master Series videocassettes. The elimination of traditional "wet" oil based lubricants in favor of modern "dry" synthetic lubricants leads to greater resistance to tape dropouts, and more reliable operation in high humidity environments.

http://www.panasonic.com/business/provi ... outdv1.asp

Mais alguns relatos na net sobre lubrificantes em fita MiniDV (Lubrificante líquido nas Sony e seco nas demais marcas).

A credibilidade das informações abaixo?

Não sei. Cada um que as julgue verdadeiras ou não.

Segundo a conclusão (não científica) do gringo abaixo:

My non-scientific conclusion

You can essentially mix any tape except for Sony. If you use Sony, stick with Sony and don't use anything else and vice versa.

Run a tape cleaner before switching tape brands. When you run a tape cleaner, do not run it for more than 5 seconds at a time, and certainly do not run it more than twice consecutively. Tape cleaners are abrasive and any use longer than 10-15 seconds will surely lead to premature head wear. Besides, if it takes longer than that to clean the heads, you probably have bigger problems than a clogged tape head.

http://www.philpang.com/tips/minidv_lubricants.html

http://www.videohelp.com/forum/archive/ ... 31311.html

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Data de registro: 16 Fev 2007, 14:03

Vamos achar um consenso!

Mensagempor barão em 26 Jul 2007, 11:13

Desculpando a falta de atenção (mas eu li, só não percebi), nos frigir dos ovos, seria melhor o lubrificante seco ou o liquido.

Eu estou usando (só gravei uns 5min até agora) uma fita Sony (aquela azulzinha 60min) e não estou achando a fita de limpeza Sony MiniDV HeadCleaner DVM-12CLD. Poderia comprar uma fita de limpeza Mini DV Panasonic AY-DVMCLC. Mas aí teria que usar a partir do momento da limpeza MiniDVs Panasonic, certo?
barão
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 26 Ago 2006, 13:02

Mensagempor Robertoy em 26 Jul 2007, 11:33

Barão,

Como você deve ter visto, existem muitas controvérsias nesse assunto.

É você que deve acreditar ou não se o assunto é apenas "lenda urbana".

Uns não acreditam nessa questão de problemas em função da mistura de lubrificantes diferentes e outros acreditam.

Se você se basear e acreditar na questão "brasa x sardinha", como a Panasonic recomenda a utilização de fitas MiniDV baseadas em lubrificante seco, é de se supor que a fita de limpeza MiniDV da Panasonic tenha sido desenvolvida também para ter ótima performance para trabalhar em conjunto com as fitas Panasonic (lubrificante seco), mas nada impede que a fita de limpeza MiniDV Panasonic seja utilizada também para realizar o processo de limpeza de um usuário que utilize fitas Sony (lubrificante líquido) e vice-versa (Fita MiniDV Panasonic + Fita MiniDV de limpeza Sony)...

Resumindo, ou vá pela questão "brasa x sardinha" ou vá de "Uni duni te salame mingüe", utilizando qualquer fita MiniDV e fita MiniDV de limpeza aleatóriamente.

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor Robertoy em 26 Jul 2007, 14:57

Um gringo resolveu entrar em contato com alguns fabricantes de fitas MiniDV para obter informações sobre o tipo de lubrificante utilizado em suas fitas (líquido ou seco).

As respostas obtidas no tópico abaixo:

http://www.camcorderinfo.com/bbs/t128416.html

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor barão em 28 Jul 2007, 15:11

OK, valeu. Mas uma questão não ficou clara. Como saber se uma fita Sony (por exemplo) é ou não original, verdadeira. O que tem que se conferir, holograma, serial, cor, escritas, enfim...

Grato
barão
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Robertoy em 30 Jul 2007, 09:50

Realmente essa questão de fita "verdadeira ou falsa" e fita verdadeira "sofrendo" com transporte inadequado é complicada...

José Alves escreveu:Se alguém souber como diferenciar, por favor se manifestem, porque
eu não sei e nunca tive o desprazer de topar com uma. As Sony que tenho comprado são "Made in Mexico".

caique carneiro escreveu:Saber identificar uma fita falsa eh muito importante. Mas a fita original nao eh a garantia que ela estaja 100%. Imagina que essa fita mini dv veio de navio, demorou 1 mes pra chegar no brasil, num container que ficou exposto ao sol ? e entao ?

Também acho difícil hoje em dia existir fita MiniDV falsificada...
Acho mais fácil a fita sofrer com transporte inadequado até chegar às mãos do cliente.

barão escreveu:OK, valeu. Mas uma questão não ficou clara. Como saber se uma fita Sony (por exemplo) é ou não original, verdadeira. O que tem que se conferir, holograma, serial, cor, escritas, enfim...

Grato

barão,

Sobre fita Sony falsificada ou não, uma maneira de você tentar esclarecer essa sua dúvida seria comparar as características (embalagem externa e fita em si) de uma fita tida como original (o ideal seria uma fita adquirida da SonyStyle (não encontrei venda de fitas MiniDV no site da SonyStyle do Brasil...) com as características de uma fita Sony adquirida no mercado paralelo.

Eu procedi desta maneira quando comprei uma bateria Sony NP-FM50 para a minha filmadora.

Eu imagino que as chances de existirem falsificações em baterias são maiores do que em fitas MiniDV, por tratarem-se de produtos com maior valor unitário.

Na época que comprei a bateria, em lojas oficiais o preço dela girava ao redor de R$300 e comprei uma por R$100 no mercado paralelo após procurar identificar algumas características na embalagem que eu acreditava serem indicativos para uma bateria verdadeira.

Ela está positiva e operante até hoje.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=78118

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor DG em 01 Ago 2007, 13:12

aproveitando o tópico, alguém sabe onde se encontra fita de limpeza da sony - referencia é DVM-12 CLD. dei uma pesquisada na net e não achei.
DG
Master
Master

Data de registro: 27 Nov 2004, 16:09
Software: Sony Vegas

Mensagempor Robertoy em 01 Ago 2007, 14:54

DG,

Você está atrás da fita MiniDV de limpeza Sony por acreditar na questão "brasa x sardinha"?

Se não acreditar, vá de "Uni duni te" mesmo e vá de fita MiniDV de limpeza Panasonic que pode ser encontrada na net...

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor DG em 01 Ago 2007, 21:00

Roberto, olha só o que vou te falar:
tinha uma câmera JVC e usava fitas panasonic sem nenhum problema, várias vezes inclusive, algumas 7 a 8 vezes.
aí comprei uma SONY VX2100, comecei a usar fitas panasonic novas e aí começou a minha dor de cabeça, quando estava em pausa e apertava o botão para gravar, lá vinha o aviso de cabeçote sujo ou falha na gravação (o timecode zerava), então resolvi mudar as fitas e usar da marca sony. Resultado: NÃO tive mais avisos de cabeçote sujo e timecode zerado. a imagem sai limpinha limpinha. beleza pura.

o mesmo caso aconteceu com um amigo meu. vx2100 com fita panasonic = problemas

vx2100 com fitas sony = só alegria

e aí: lenda urbana ou coincidência?

ainda quero a fita de limpeza sony, nem que pra isso que comprar na BH!
DG
Master
Master

Data de registro: 27 Nov 2004, 16:09
Software: Sony Vegas

Mensagempor Robertoy em 02 Ago 2007, 09:38

DG,

No caso então da sua vx2100 (e do seu amigo), sendo coincidência ou não, "brasa x sardinha" na cabeça e sem dúvida pelo seu relato seria melhor ficar com fita MiniDV de limpeza Sony.

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Qual das Sony's

Mensagempor barão em 02 Ago 2007, 13:15

Boa tarde

Bom, Sony ou Panasonic, Lubrificante sólido ou líquido...está assumido pelo meu lado as SONY. Bom mais surgiu mais uma dúvida, qual dos modelos SONY. Lembrando, tenho uma Panasonic PV-GS 320

A)Queria saber qual a diferença entre Fitas miniDVs SONY DVM-60PR, SONY DVC-60PR, SONY DVM-60EX. Pois queria saber qual é a melhor Fita para se ter qualidade de imagem e menos erros.

B) e de Limpeza ainda é a Sony DMV 12CLD ou a Sony DMV 12CLE

Grato
barão
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Robertoy em 02 Ago 2007, 14:11

Fitas MiniDV Sony existem as com chip de memória e sem chip de memória (as encontradas facilmente)

Essas fitas com chip permitem utilizar funções de busca presentes em algumas filmadoras MiniDV da Sony (eu nunca testei uma fita dessas...)

Para as fitas MiniDV Sony vendidas no mercado americano (que acredito que são iguais às encontradas por aqui nos mercados oficial e paralelo):

A fita MiniDV sem chip Sony mais comum é a Sony Premium DVM-60PRL.

Eu nunca vi sendo vendida a fita sem chip Sony Excellence DVM-60EXL...

A fita MiniDV de limpeza Sony é a Sony DVM-12CLD.

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Oh meu Deus!!!

Mensagempor barão em 02 Ago 2007, 19:45

Robertoy, Valeu!!! Mas uma pergunta, com chip significa que filmadora tem que dar suporte a esse recurso, certo? Das Fitas que comentei da Sony qual vc me indica como a melhor (menos erros, mais confiável, que regrava mais com qualidade). Ou seria todas iguais???

1- O que acha da Sony DVM-60PR é boa??? Por R$ 11,00.
http://www.sony.pt/view/ShowProduct.act ... ory=CTV+DV

Estou para fechar uma compra (cara) de filtros UV e PLC tanto para Minha Fuji S6500fd (58mm) como para minha Panasonic PV-GS 320(37mm). Pergunto:

2- Tanto a Fuji S6500fd como a PV-GS 320 usam PLC (polarizador circular) ???

3- Dá diferença usar PLC para filmar? Vale apena. Para fotografia vou comprar.

4- Todos são da Hoya, boa marca?

5- A Fita de limpeza Sony DMV 12CLD deve ser utilizada depois de quantas horas de gravação?

6- A bateria CGA-DU21 tem modelos compatíveis no Brasil. Achei uma legítima Panasonic por R$ 300,00 vale apena, sendo que a compatível está R$ 114,00
http://www.videobateria.com/1112-BATERI ... A-DU2.html

7- A bateria que acompanha a GS 320 dura muito pouco, principalmente dando muito zoom, parando voltando a gravar. Comprem uma bateria reserva!!!!

Grato
barão
Iniciante
Iniciante

Re: Oh meu Deus!!!

Mensagempor Robertoy em 03 Ago 2007, 10:35

barão escreveu:Robertoy, Valeu!!! Mas uma pergunta, com chip significa que filmadora tem que dar suporte a esse recurso, certo? Das Fitas que comentei da Sony qual vc me indica como a melhor (menos erros, mais confiável, que regrava mais com qualidade). Ou seria todas iguais???

1- O que acha da Sony DVM-60PR é boa??? Por R$ 11,00.
http://www.sony.pt/view/ShowProduct.act ... ory=CTV+DV

barão,

Sim, a filmadora necessita possuir o recurso para utilizar o chip da fita.

Com relação à utilização de fita MiniDV, na minha opinião o ideal seria não ficar regravando...(pelo menos quando a filmagem é realmente importante)
Uma fita MiniDV é uma ótima midia para backup, tendo uma vida útil longa, acredito que bem maior que midias dvd graváveis, então é interessante manter o material da filmagem na fita.

Numa filmadora baseada em hard disk, midia ótica ou memória flash, o backup das filmagens normalmente teriam que ser feitos para dvd´s ou hard disk no PC.

Essa fita de Portugal Sony Premium DVM-60PR deve ser equivalente à Sony Premium DVM-60PRL que eu postei no link anterior (só muda a cor da embalagem). Ambas do modelo mais simples.

A fita Sony Excellence em nunca vi vendendo...Ela possui especificações que segundo o fabricante oferecem menos ruídos e é especialmente indicada para gravar no modo LP...Vá de Sony Premium mesmo que ela grava muito bem.

barão escreveu:Estou para fechar uma compra (cara) de filtros UV e PLC tanto para Minha Fuji S6500fd (58mm) como para minha Panasonic PV-GS 320(37mm). Pergunto:

2- Tanto a Fuji S6500fd como a PV-GS 320 usam PLC (polarizador circular) ???

3- Dá diferença usar PLC para filmar? Vale apena. Para fotografia vou comprar.

Essa eu passo. Os profissionais da área lhe ajudarão nessas questões.

barão escreveu:4- Todos são da Hoya, boa marca?

Acredito que a Hoya (marca japonesa) seja um bom fabricante de lentes e filtros sim.

barão escreveu:5- A Fita de limpeza Sony DMV 12CLD deve ser utilizada depois de quantas horas de gravação?

Como você já deve ter lido neste tópico e outros comentando sobre fita MiniDV e fita de limpeza MiniDV, existe muita controvérsia nessa questão. Orientações diversas:

1)Utilizar a fita MiniDV de limpeza somente quando o alarme da filmadora avisar sobre necessidade de limpeza.
2)Utilizar a fita MiniDV de limpeza a cada 50 horas de gravação/reprodução (equivalente a 25 fitas MiniDV gravadas e reproduzidas)
3)Utilizar a fita MiniDV de limpeza sempre que for trocar a marca do fabricante da fita, especialmente se for mudar de uma fita baseada em lubrificante líquido (Sony) para outra de lubrificante seco (Panasonic e outras), ou vice-versa (mudar de seco para líquido)

Se você tiver o hábito de utilizar fita sempre do mesmo fabricante (por exemplo Sony), procure utilizar a fita de limpeza só quando o alarme da filmadora solicitar limpeza.

Na pág. 72 do manual da Panasonic PV-GS320, a Panasonic recomenda a limpeza periódica das cabeças da filmadora utilizando fita MiniDV de limpeza, porém ela não especifica o quanto significa "periodicamente"...(após quantas fitas, ou quantas horas de gravação/reprodução de fitas...)

Imagem

http://arch.wisc.edu/tech/manuals/video_pvgs320.pdf

barão escreveu:6- A bateria CGA-DU21 tem modelos compatíveis no Brasil. Achei uma legítima Panasonic por R$ 300,00 vale apena, sendo que a compatível está R$ 114,00
http://www.videobateria.com/1112-BATERI ... A-DU2.html

Na minha opinião o ideal seria utilizar bateria Panasonic legítima (modelos de maior autonomia da Panasonic sugeridos pelo fabricante para o modelo da sua filmadora), e não as "genéricas" (compatíveis)...

Sugiro que você analise características dessa bateria Panasonic que você viu sendo vendida por R$300 (embalagem e bateria em sí) e dê um rolê em locais onde você pode tentar encontrar a mesma bateria (com as mesmas características) por preços inferiores (Sta. Ifigênia por ex).

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

AnteriorPróximo

Tópicos similares

Retornar para Gravadores, Mídias e Armazenamento