Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Discussões e dúvidas sobre iluminação em geral.

Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor Marcelo_Peruzza em 23 Jun 2007, 08:55

Pessoal.

Estou querendo testar algumas técnicas que andei vendo em estúdios.

Gostaria que alguém me informe o porque raramente são utilizadas as sombrinhas em estúdio para filmagem, uma vez que utilizando elas estabilizam a luz.

Trabalhei durante 6 anos com iluminação para espetáculos de ballet e teatro com o Adanac Som e Luz, e, sempre utilizei luzes de frente, contra-luz, luzes laterais e focos para o recorte das cenas.

Porém em espetáculos, sempre utilizamos lampadas par focos 1, 3 e 5, fresnel, set-light para fundo (ciclorama) e elipsoidais para corte.

Acredito que aplicando a mesma técnica terei o resultado que procuro na iluminação para filmagem.

Alguém poderia endossar minha crença?
MTelecom - Segurança Empresarial - 8 Anos Protegendo Sua Empresa
Marcelo_Peruzza
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 20
Data de registro: 18 Jun 2007, 09:09
Localização: Limeira/SP

Mensagempor Paulo Germano em 22 Nov 2007, 13:29

São dois campos distinto. Um teatro é preparado para o espetáculo, e ali vc tem tudo o que precisa para que o espetáculo saia a contento. Mas numa filmagem, por exemplo de casamento, isso não acontece. Tem igrejas que nem tomadas suficientes tem. O altar é pequeno, ou até mesmo a igreja é pequena. Muitas igrejas tem instalação elétrica antiga que não suporta excesso de iluminação.
Cada área tem sua aplicação e cada qual sua particularidade. Se vc for fazer um filme porno, basta colocar umas luzes no teto que a iluminação está feita, se for fazer um filme ao ar livre, é outra conversa. Se for filmar uma festa é outro tipo de luz e as vezes nem se usa luz, apenas a ambiente. Eu adoraria ter nas minhas filmagens a mesma iluminação que se tem numa novela , mas não filmo em estudio e dessa forma não tenho como usar o mesmo tipo de iluminação.
Paulo Germano
 

Mensagempor Paulo Germano em 22 Nov 2007, 13:32

O que vc pode fazer é aplicar seus conhecimentos de iluminação mas por em prática o que vc faz em um teatro em uma igreja, pode até dar certo em algumas, mas não em todas.
Tem igrejas que em seu interior tem vários tipos de luz e temperatura de cor, sem contar a pintura das paredes, que em muitas igrejas usam tonalidades quentes.
Paulo Germano
 

Mensagempor mohammed em 22 Nov 2007, 17:43

Se ele mencionou "em estúdio", creio que esteja falando de ambientes controlados, sem problemas como os encontrados em igrejas ou qualquer outro lugar que não esteja devidamente preparado para filmagens/gravações.

Sombrinha realmente não é utilizada em vídeo... é mto utilizada em estúdios fotográficos, com flash principalmente... em luz contínua acho que (quase) não se usa.

Em estúdios o que você mais vai ver são fresnéis, softs e kinos, eu acho... pode usar uns abertos tb, do tipo "panelão". Mas, se não for nada mto grandioso, fresnéis dão conta de tudo... com algumas bandeiras de efeito (pra recortar ou rebater a luz), difusores e gelatinas.
mohammed
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 1853
Data de registro: 06 Fev 2007, 18:40
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Rodi em 26 Dez 2007, 11:35

A iluminação em eventos ou teatro difere da cinematográfica, pois é necessário pensar q a cam está captando esta imagem e nao o olho humano.
Segue link com dicas sobre fotografia cine/vídeo.
Manual com Dicas e Esquema de Fotografia Cine/Vídeo
"O mundo gira por trás das lentes da retina".
Avatar de usuário
Rodi
Master
Master
 
Mensagens: 2159
Data de registro: 15 Set 2006, 16:44
Localização: Porto Alegre - RS
Software: Edius 5.51

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor LarissaCODU em 20 Fev 2010, 00:02

Eu estou interessada em dicas para iluminação de espetáculos...
Como garantir a luz de frente pro vocalista, dançarinos e não perder tb os efeitos dos moving lights?
Quem puder me indicar bons sites e algumas dicas, aguardo um retorno!
LarissaCODU
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 3
Data de registro: 19 Fev 2010, 23:46
Localização: Ceará
Software: Photoshop

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor Rodi em 20 Fev 2010, 09:48

A revista Luz e Cena é especializada em tecnicas de luz para palco e teatro.
A tecnica de luz p cinema é totalmente diferente.
http://www.musitec.com.br/luzecena/
"O mundo gira por trás das lentes da retina".
Avatar de usuário
Rodi
Master
Master
 
Mensagens: 2159
Data de registro: 15 Set 2006, 16:44
Localização: Porto Alegre - RS
Software: Edius 5.51

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor Alexandre Andrade em 26 Mar 2010, 01:14

Caros... Estou terminando a construção acústica do meu estúdio com aprox. 100 m2. Iniciarei a fase da iluminação. De tudo que venho lento, a iluminação se baseia em luz frontal, contra-luz e luz com dissipador para eliminação de sombras.
Esses conceitos estão corretos?
Meu estudio possui revestimento acústico com manta e paredes duplas, onde será utilizado madeiramento de multiplas profundidades para quebra de reverberação, portanto, terei madeira de fundo em todo estúdio. Posso estar operando com iluminação fluorescente de calhas de 1000W espalhadas pelo teto, deixando as luzes frontais, contra-luzes e dissipadores em tripés?
Alexandre Andrade
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 2
Data de registro: 25 Mar 2010, 22:04
Localização: Marilia/SP
Software: Adobe

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor Rodi em 26 Mar 2010, 10:59

Pode.
Só nao esqueça de usar gelatinas ou um filtro na camera p corrigir a luz das fluorescentes.
E use reatores eletronicos anti flicker.
"O mundo gira por trás das lentes da retina".
Avatar de usuário
Rodi
Master
Master
 
Mensagens: 2159
Data de registro: 15 Set 2006, 16:44
Localização: Porto Alegre - RS
Software: Edius 5.51

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor zecadecastro em 26 Mar 2010, 13:07

Marcelo Peruzza, é isso mesmo, é isso que eu uso, existe uma pequena diferença na atenuação de frente, para mais dependendo da camera, em função do que o Rodi mesmo colocou é um olhar eletronico que nem sempre irá captar a nuance. O recorte fechadinho das elpsoidais e do fresnel fazem a diferença. Os soft de bafão ou bafinho e o ciclorama ou ribalta, se não tiver monta de set-light mesmo. As knoflood ou similares geram pouquíssimo calor e os filtros são os mesmos. Liga não o povo aqui tá sempre na Igreja e esquecem do todo. Fotografia é fotografia seja aonde for, estúdio,teatro,cinema,televisao,externas,shows. A diferença fica no saber fazer,poder fazer e a circunstància do saber. Uma vez estava numa cmpanha para Governador da Bahia, pela Itapoan e naquela suruba da saída do candidato, a imprensa toda,estava com o Joedson(que depois virou o cinegrafista do presidente), eu segurando ele na confusão, o assistente era muito pequeno,peguei o sungun dele apontei pro teto que era baixo, o Joedson travou 4 segundos, pegou um close do Waldir sorrindo afavelmente, que levamos a Campanha inteira e não conseguimos fazer outro, ele ganhou o povo com aquele sorriso que assinava tudo!
Nunca é tarde para aprender!
zecadecastro
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 1037
Data de registro: 12 Mar 2005, 22:40
Software: PREMIERE

Re: Técnicas em Iluminação em Estúdio.

Mensagempor renatopedroso em 25 Set 2010, 20:57

Eu nunca vi usarem, nem nunca usei sombrinha em estúdio, até pq a boa placa de isopor faz o mesmo serviço e é bem mais barata. Mas digamos que rebater no isopor é a mesma coisa de usar a sombrinha.
A principal diferença entre o cinema/tv e o teatro/espetaculos ao vivo, é o material sensível, um é o olho humano que capta tudo, nas piores condições de luz e outro é a pelicula/ccd/cmos, que nem sempre capta tudo.
Continuo usando lampada par também, mas com outras funções, normalmente quando quero assumir a fonte da luz em cena,(a camera vai ver o refletor em cena), em jardins, fachadas e coisas do genero.
O elipsoidal está para o teatro como o 300w fresnel está para o cinema/tv, se bem que as vezes uso o elipsoidal para substituir o 300w quando a distancia é grande e o recorte não fica perfeito.
Um diretor de fotografia, amigo meu, usa para destacar os adereços do cenário, como estatuas e quadros. E ele começou na linha de show também.
Você só precisa se adaptar.
Eu mesmo à seis anos atrás só tinha trabalhado em estúdio, foram 12 anos dentro de um estúdio e do nada me vi tendo que iluminar em externa, as noturnas são faceis, pq é um estudio a céu aberto, mas brigar com o sol que é um problema, eu tomei a seguinte decisão, se tivesse que errar era sempre p mais, pq é mais fácil difusar ou filtrar a fonte para diminuir do que ter que trocar o refletor para colocar um mais forte, e nessa brincadeira, quase não errei muito. E me adaptei, este mes, fez seis anos que praticamente só faço externas.
Boa sorte...
renatopedroso
Assíduo
Assíduo
 
Mensagens: 160
Data de registro: 12 Fev 2005, 12:31
Localização: Taquara -RJ


Tópicos similares


Retornar para Iluminação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante