Quanto cobrar por um vídeo institucional

Espaço para discussões sobre empreendimento, mercado de trabalho, relacionamento com o cliente, marketing e negócios nas áreas de imagem e som.

Quanto cobrar por um vídeo institucional

Mensagempor Christianmich em 20 Ago 2008, 12:03

Bom dia caros colegas de forum.

Sei que esse tipo de pergunta é bem chato e que existem milhares de particularidades referentes a estipulação de preços...
Depende do mercado, depende da região, depende do tipo de equipamento utilizado.. enfim, depende de vários fatores...

Porém eu gostaria muito da ajuda dos caros colegas nessa minha dúvida.

Ainda não fiz nenhum vídeo institucional cobrando ( fiz apenas um de forma gratuita apenas para ter portfolio ).
Estava conversando com uma proprietária de um colégio e oferecendo o serviço de gravação e edição de crianças em suas festas nas escolas. Esse serviço é o que estou agora despendendo maior trabalho e atenção.
Pois bem... no meio da conversa com a proprietária, ela viu o vídeo institucional que havia feito de forma gratuita ( ela não sabe disso ) e perguntou por quanto eu faria um vídeo institucional para o seu colégio de no máximo 10 minutos...
Na hora falei que iria consultar os outros sócios ( boa técnica para não falar ou fazer nada de impulso e fazer besteira ) e disse que retornaria com um orçamento, pois naquele momento estava preparado para tratar do assunto das crianças de seu colégio.

Detalhe:
Não quero cobrar muito para não perder uma possível primeira cliente de vídeo institucionais.. mercado que pretendo entrar também.

Também não quero cobrar muito baixo para não demonstrar amadorismo.

A escola é bem grande e seria muito bom tê-los como clientes.

Por favor, me ajudem pois estou com bastante dúvida e só nesse ótimo fórum eu iria encontrar pessoas capazes de me ajudar....

Obrigado a todos
Christianmich
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 23 Jun 2008, 19:51

Re: Quanto cobrar por um vídeo institucional

Mensagempor fandrew em 20 Ago 2008, 12:39

Olha Christianmich!

Eu também andave perdido com essas coisas de valores, mas seguindo o rítmo do amigo Marcelo Mineiro nessa campanha politica...aonde ele cobrou por 2 vídeos de 00:02:30 a média de 350 por veriador....eu não cobraria menos de 800,00 para um vídeo de 10min...com 2 cópias....

Explicando que mais cópias é por sua conta e na média de R$ 25,00 cada.

E aplica o Burako do Becker bos DVDs que você entregar :mrgreen:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=4091&st=0&sk=t&sd=a&start=45
[url]http://www.fa2producoes.com.br[/url]
[b][i]F.A.2 Produções[/i][/b]
fandrew
Master
Master

Data de registro: 16 Nov 2007, 11:53
Software: Adobe Premiere

Mensagempor joao fernando em 20 Ago 2008, 13:40

800,00 se for bem simples. Vc vai ver que os 10 minutos, vc vai gastar varios dias de trabalho.

Caso a dona queira efeitos digitais, trilhas sonoras e locução profissional, ai o preço deve subir mais ainda.

Caras grandes cobram (barato) 1000,00 o minuto fechado. E não tem como a gente cobrar muito abaixo disso não, senão é preju. Mas se vc achar que o portfolio vale a pena, então roda de graça mesmo (ou cobrando pouco). Mostre que um video de 10 minutos vc não leva apenas 10 minutos para fazer, por isso que é caro.
joao fernando
Sênior
Sênior

Data de registro: 12 Fev 2007, 09:17

Mensagempor fandrew em 20 Ago 2008, 13:49

Ha sim!!

Com certeza...bem simples, mas não fazendo porcaria...só sem efeitos mesmo...sem locução...só legendas e música de fundo.

Se for colocar locutor e efeitos visuais ai pode chutar 1500,00 pra cima.

Ninguem cobra menos que isso.
fandrew
Master
Master

Mensagempor Christianmich em 20 Ago 2008, 13:55

Valeu pelas dicas pessoal.

Era bem por ai mesmo que eu estava pensando.

É bem difícil ter acesso aos valores que cobram por ai quando o assunto é bem específico como esse.

Ainda bem que tem esse fórum e pessoas dispostas a ajudar como vc´s.
Christianmich
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Christianmich em 20 Ago 2008, 13:57

Mas se mais alguém quiser ajudar com dicas, seria de grande valia.... :D
Christianmich
Iniciante
Iniciante

Mensagempor fandrew em 20 Ago 2008, 14:03

Converse bem com o Diretor da Escola ou encarregado...
Veja o que ele pretende com o Vídeo Institucional...
Qual o Público que vai atingir...
Faça um roteiro em cima doque o cliente quer...
Conheça o local antes das filmagens...
Se possível faça até um storyboard, pra lembra o que você quer filmar...
Não trabalhe sozinho, sempre tenha um ajudante, até mesmo pra dividir a opinião...
Mantenha uma sequência na hora da produção, até mesmo pra você não se perder...

Acho que por enquanto é isso, o pessoal pode ir completando a medida que forem lembrando de mais coisas :mrgreen:
fandrew
Master
Master

Mensagempor joao fernando em 20 Ago 2008, 14:15

Marque tudo, mas tudo que vc puder. As vezes aquela entrevista sonora não ficou boa, e vc tem que refazer. Se marcou o telefone da pessoa vc corre atraz e refaz a cena, se não marcou, vai dar um trabalho...Quanto aos nomes, atente para a grafia. Chegar no final e ver no DVD pronto grafia errada dá um azar danado. Já pergunte na entrada onde o video vai ser usado, e se todas as pessoas concordam em aparecer. E tambem vc já se precave na hora de exportar o video, na resolução melhor para a cliente.
joao fernando
Sênior
Sênior

Data de registro: 12 Fev 2007, 09:17

Mensagempor Gabriel Soares em 20 Ago 2008, 15:04

Olá Christian,

A maioria dos meus trabalhos são vídeos institucionais... Já tenho bastante experiência no assunto.

Um dos primeiros pontos: eu sempre enfrento o problema do pessoal que não quer cobrar muito para não perder um primeiro trabalho... Sinceramente, eu não julgo uma prática muito amistosa para com as outras produtoras estabelecidas que já atuam no mercado há mais tempo... O ponto chave de uma discussão em torno disso é o seguinte: quer cobrar mais barato porque é o primeiro trabalho, e você precisa ter trabalhos para montar um portifólio? Então abra o jogo para o cliente e fale que você está iniciando neste mercado e está cobrando um valor diferenciado exatamente por esse motivo... Porque se a diretora do colégio for bater na porta de uma produtora como a nossa aqui, que tem 25 anos de mercado, vai encontrar um valor mais alto, o valor de mercado para um trabalho profissional contando com profissionais com vasta experiência neste tipo de produção, equipamentos padrão Broadcast e tudo mais... E se ela não tiver o conhecimento de que você é iniciante neste ramo de produção, vai achar que a produtora com experiência está cobrando caro, e não o preço de mercado, e possivelmente vai repassar essa impressão para outras empresas de pessoas conhecidas...

E tem outra: eu não tenho conhecimento do seu trabalho, nem quero questionar a qualidade, mas se você apresentar um trabalho com falhas por um preço mais baixo que o valor de mercado, mas sem abrir o jogo que você é iniciante no ramo, você acaba queimando todo o mercado para essa pessoa... Falo tudo isso por experiência própria, de ter visto casos de empresas que contratam os serviços do pessoal que cobra "baratim" como se fossem profissionais, aí o vídeo fica ruim, e as pessoas da empresa generalizam e ficam com a impressão que todo mundo que faz vídeos é picareta...

Bom, dado isso, vou falar mais ou menos como trabalho com valores... Primeira coisa: o vídeo precisa ter um texto. Você cobra a redação do roteiro do trabalho, com o texto para a narração em off e uma decupagem inicial do que será necessário captar em termos de imagens para cobrir esse texto. Caso você não tenha experiência em produção de texto, contrata-se um redator para esse trabalho. Depois vem a parte de captação das imagens, onde cobramos por diárias, e a quantidade varia de acordo com o tamanho da empresa... Nesse ponto, não é possível passar um valor fechado, pois você pode prever 2 dias e gravar em 4, ou pensar em 4 e acabar gravando em 2. Depois vem a gravação do texto em off. Contrata-se um locutor, que cobra por essa narração, e dependendo é necessário gravar em estúdio, o que tem custos também (no nosso caso temos nossa própria cabine de gravação na produtora). Depois de tudo isso vem a edição, onde cobramos por hora de trabalho. A base pra isso é de mais ou menos 2 horas de edição por minuto finalizado de vídeo. Podendo variar para mais caso haja muitos efeitos e coisas do tipo. E ainda tem a parte gráfica, como vinhetas, assinatura em computação gráfica, que também é cobrada à parte.

Enfim, nós normalmente não passamos um orçamento fechado, e sim uma estimativa de custos. Até porque isso te protege contra clientes folgados, pois fica claro que qualquer coisa a mais fora do contratado será cobrada proporcionalmente. Porque se você fala que o vídeo vai ficar X de custo, e você projetou um número X de diárias, muitas vezes o cliente resolve inventar moda e querer gravar 2X pelo mesmo custo X inicial... E se as coisas não ficaram claras, ele não vai querer pagar o adicional de jeito nenhum...

Só pra complementar: não sou contra o serviço mais barato, já que existem muitas variáveis no custo final de um trabalho. Só que sou contra quem faz o serviço mais barato sem deixar claro que não é a mesma coisa que uma produtora com experiência faria... Afinal, não é vergonha pra ninguém falar que está aprendendo, e um ajuda o outro, o cliente pagando mais barato, sabendo que está proporcionando uma oportunidade para quem está querendo se aperfeiçoar em algo que não está habituado a fazer.
http://www.gabrielsoares.com.br
http://www.vimeo.com/gabsoares
Gabriel Soares
Moderador
Moderador

Data de registro: 27 Nov 2007, 09:16
Software: Vegas Pro - AE

Mensagempor fandrew em 20 Ago 2008, 15:17

gabsoares!

Quantos anos tem a sua Produtora e de sewu Pai ??
fandrew
Master
Master

Mensagempor Gabriel Soares em 20 Ago 2008, 15:24

Completa 25 anos no começo de 2009. Eu tenho 26 anos e meio. Praticamente nasci aqui dentro.
http://www.gabrielsoares.com.br
http://www.vimeo.com/gabsoares
Gabriel Soares
Moderador
Moderador

Data de registro: 27 Nov 2007, 09:16
Software: Vegas Pro - AE

Mensagempor oxid iron em 20 Ago 2008, 15:37

gabsoares escreveu: ... Enfim, nós normalmente não passamos um orçamento fechado, e sim uma estimativa de custos. Até porque isso te protege contra clientes folgados, pois fica claro que qualquer coisa a mais fora do contratado será cobrada proporcionalmente. Porque se você fala que o vídeo vai ficar X de custo, e você projetou um número X de diárias, muitas vezes o cliente resolve inventar moda e querer gravar 2X pelo mesmo custo X inicial... E se as coisas não ficaram claras, ele não vai querer pagar o adicional de jeito nenhum...

Só pra complementar: não sou contra o serviço mais barato, já que existem muitas variáveis no custo final de um trabalho. Só que sou contra quem faz o serviço mais barato sem deixar claro que não é a mesma coisa que uma produtora com experiência faria... Afinal, não é vergonha pra ninguém falar que está aprendendo, e um ajuda o outro, o cliente pagando mais barato, sabendo que está proporcionando uma oportunidade para quem está querendo se aperfeiçoar em algo que não está habituado a fazer.

Nossa! Falou tudo o que tem que ser dito. =D>
Tudo muito claro e ótimo, mas saliento esses 2 parágrafos:
O 1º parágrafo é o melhor conselho que se possa dar e receber.
O 2º parágrafo refere-se ao respeito próprio e ao próximo. Botei fé!
Parabéns, GabSoares. =D> =D> =D>
oxid iron
Master
Master

Data de registro: 18 Jul 2005, 15:38
Software: VideoCassete e MX1

Mensagempor Thiago Porto em 20 Ago 2008, 17:28

Cara Audiovisual empresario ou VT Institucional é muito variável mesmo.

Um dos fatores é ver o tipo agregado, normalmente nos que produzi aqui, tem varias partes envolvidas, exemplo: Roterista, Diretores, Luz, Fotografia, Pré e Pós produção.

Veja bem isto, que se ela quer algo grande assim, obviamente o preço é muito maior.
Pós! http://www.thiagoporto.com
Thiago Porto
Sênior
Sênior

Data de registro: 19 Mai 2008, 12:11
Software: Autodesk Flame

Mensagempor Durval em 26 Ago 2008, 02:34

Eu fiz um vídeo para a prefeitura de um município daqui do estado e cobrei R$ 3500 fechei em R$ 3mil. 1 dia de captação de imagens, 1 dia e meio na edição e depois o telão no comício. Tive gastos com áudio da narração, telão e um auxiliar na captação.
13 minutos de duração. duas cópias em dvd pro cliente.
Durval
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Mar 2006, 19:20
Software: Premiere Pro CS6

Mensagempor Art'Ban em 26 Ago 2008, 08:46

Cobro em média de $2.000,00 a $2.500,00 em um video de 10 a 15 minutos, sem telão. Mas tem malucos que cobram de $500,00 a $1.000,00.
Art'Ban
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 25 Jan 2007, 08:26

Próximo

Tópicos similares

Retornar para Empreendimento, Marketing e Negócios